Jay-Z conta a história de Trayvon Martin em série documental

[TEXTO] Alexandra Oliveira Matos [FOTO] Direitos Reservados

No dia 5 de Fevereiro teria completado 23 anos, mas há seis anos, no dia 26 de Fevereiro, foi morto a tiro pelo segurança George Zimmerman. A trágica história de Trayvon Martin contribuiu para gerar o movimento #BlackLivesMatter e agora Jay-Z quer também ajudar a eternizá-la. Rest in Power: The Trayvon Martin Story é a série documental que resulta da união de esforços do artista com a Paramount Network. Já podemos ver o primeiro teaser da série de seis episódios que estreia em Julho.

 



A série documental é baseada no livro co-escrito pelos pais de Trayvon, Sybrina Fulton e Tracy Martin, Rest in Power: The Enduring Life of Trayvon Martin. Porém, vai muito além do trágico homicídio. Tocará nos aspectos desempenhados na história pelas políticas, o poder, o dinheiro, a justiça criminal e, claro, o racismo, questões que marcam de forma profunda a sociedade americana contemporânea. Para este necessário fact-check, o documentário vai socorrer-se também do livro de Lisa Bloom, Suspicion Nation: The Inside Story of the Trayvon Martin Injustice and Why We Continue to Repeat ItJay-Z é o produtor executivo, juntamente com os pais de Trayvon Martin.

“Que o seu nome sirva como farol de luz e esperança e nos empurre numa direcção melhor”, disse o rapper de Brooklyn no dia da “Peace Walk and Talk” em Miami organizada pela fundação com o nome do rapaz que perdeu a vida. “O seu nome vai estar ao lado do daqueles que perderam a vida para que a nossa cultura avançasse”, acrescentou.

 


 

Alexandra Oliveira Matos

Alexandra Oliveira Matos

Questionar é o verbo pelo qual orienta o olhar. Licenciada em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, mestre em continuar a aprender.
Alexandra Oliveira Matos