pub

Já podes ouvir os Mixtakes de ProfJam

[FOTO] Cru-ew Studio

Mixtakes está cá fora. O rapper ProfJam acaba de lançar a segunda mixtape do seu currículo, depois de em 2014 se ter estreado em registos discográficos com The Big Banger Theory. Ao todo são 18 faixas, com alguns beats originais pelo meio, neste trabalho editado pelo novo projecto do rapper, a Think Music.

A mudança de sonoridade em relação à primeira mixtape – marcada por beats num estilo mais próximo do trap – é clara. “Eu descreveria a produção como fresca, seca e inodora mas com direito a muita luz. A sonoridade vem num registo mais clássico, com as vibes a oscilar entre a tranquilidade e ansiedade, permitindo um espectro sonoro coeso mas heterogéneo”, descreve desta forma ProfJam ao Rimas e Batidas. Em Mixtakes podemos ouvir também o rapper de Telheiras a desafiar-se a si próprio ao experimentar diferentes potencialidades da sua voz. “A nível de flows permiti-me uma maior liberdade expressiva, usando mais a minha amplitude vocal, executando novas técnicas”.

“É uma mixtape onde abordo e escrutino erros de navegação da vida para me tornar melhor indivíduo, os tais mistakes, sejam eles da nossa vida terrena ou a teimosia dos vícios do espírito que teimam em nos reduzir perante todo o nosso potencial divino”, diz ProfJam que também gravou o seu novo trabalho em mixed takes – “[diferentes] takes vindos do micro dos phones do meu telefone, outros do microfone do vizinho e outros no meu homestudio”.

“A mensagem aqui presente é o balanço do nosso ser e por sua vez do Universo. O yin [e o] yang, a vida e a morte, o escuro e o claro, o bem e o mal, o ser e o não ser… Uma sopa da pedra de pensamentos”. ProfJam diz que, por ser de um carácter tão íntimo, não convidou outras pessoas para participarem na mixtape, com excepção para o skit da quinta faixa, onde Hypnotic protagoniza um conjunto de versos a capella – “que espontâneamente gravei numa das minhas viagens a Lisboa em 2015”, revela o Prof.

O disco está disponível para download gratuito no novo site oficial do rapper e é provavelmente o adeus de ProfJam às mixtapes, diz o MC. “Sinto-a como um pedaço da minha história aqui em Londres. A primeira música que escrevi deve ter sido no Verão passado e a última que escrevi no último mês. Ocorreu tudo muito naturalmente e ao seu ritmo. É na sua construção uma tape humilde, feita em condições longe das ideais, mas repleta de sentimento e carinho”, diz-nos o rapper, que esteve responsável pela gravação, mistura e masterização do projecto.

A versão física deve estar disponível a partir da próxima semana por 10 euros com portes de envio incluídos, mas já se podem fazer encomendas: através de mensagem privada para a página de Facebook de ProfJam ou através do novo site oficial, por PayPal. Depois de “Além“, “Queq Queres” é o single que se segue e que já pode ser visto no YouTube, onde Mixtakes chega amanhã na íntegra.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos