It’s no more” : Tyler, The Creator anuncia fim do colectivo Odd Future

[FOTO]: Terry Richardson

 


Foi desta forma que o rapper Tyler, The Creator sugou a atenção da internet ao anunciar o fim do colectivo alternative hip hop Odd Future aka OFWGKTA, de que fazem parte artistas como Earl Sweatshirt e Frank Ocean. Parco em palavras (o Twitter também não permite mais do que 140 caracteres), o co-fundador do grupo não adiantou pormenores sobre as razões que conduziram ao desmembramento do colectivo.


 


A notícia do fim dos Odd Future ainda é absorvida com alguma desconfiança pelos seguidores do colectivo e pelos próprios meios de comunicação. É que Tyler tem o particular prazer de enganar os media através das redes sociais, o que acaba por levantar suspeitas sobre se este anúncio é credível. Horas depois de publicados os tweets nostálgicos, que relembram vivências em grupo, nenhum desmentido veio a lume e a notícia acabou mesmo por ser replicada nos mais diversos sites de música.

Os primeiros sinais de que os Odd Future já não estariam tão unidos surgiu a 11 de Novembro de 2014, altura em que o site Hip Hop Dx publica uma entrevista com Tyler, The Creator onde este desabafa que o grupo estava disperso, “cada um na sua ilha”. Outro dos sinais de distanciamento surgiu nessa mesma conversa, com Tyler a assumir que já não é tão chegado a Earl Sweatshirt como no passado.

“É o meu nigga. Só já não somos chegados como antes. É um pouco estranho, mas estou consciente e sou esperto o suficiente para saber, okay, as merdas mudam. As merdas mudam, as pessoas envelhecem, os objectivos mudam. Por muito estranho e franco que eu seja, não gosto de confrontos. Não sou um pedaço de merda. Sou justo para toda a gente.”

OFWGKTA foi fundado em 2007 por Tyler, The Creator, Left Brain, Hodgy Beats, Matt Martians, Jasper Dolphin e Casey Veggies. O colectivo de hip hop alternativo lançou em 2008 a sua primeira mixtape, The Odd Future Tape, que teve um segundo volume quatro anos mais tarde. Em 2012, Domo Genesis, Earl Sweatshirt, Mike G e Frank Ocean já estavam integrados no grupo de hip hop alternativo que gozava de um estatuto ímpar na cultura do género, tornando-se conhecido pelos seus concertos de ambiente punk rock, pelas partilhas de satíricas e críticas à sociedade global via redes sociais ou programas televisivos e até pelas colecções de roupa desenhadas pelo próprio Tyler.

Os lançamentos de channel ORANGE (2012) de Frank Ocean, Doris (2013) de Earl Sweatshirt e Wolf (2013) de Tyler, The Creator, álbuns que deixaram uma inigualável marca do grupo, assinalaram o momento em os Odd Future se tornaram num fenómeno verdadeiramente global, fixando-se como um colectivo único no actual panorama hip hop mundial.

Este ano Tyler, The Creator lançou o seu quarto trabalho de estúdio, Cherry Bomb, e Earl Sweatshirt o seu terceiro, I Don’t Like Shit, I Don’t Go Outside: An Album by Earl Sweatshirt.

Abaixo fica uma das mais recentes colaborações entre os membros Odd Future.

 

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team