pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pluma
Publicado a: 13/09/2023

A leveza na hora do adeus.

INÊS APENAS colabora com equinōcio em “Bem Educada”

Texto: ReB Team
Fotografia: Pluma
Publicado a: 13/09/2023

equinōcio recebem INÊS APENAS no seu mais recente single, “Bem Educada”, que foi produzido por Luar e apresentado hoje juntamente com um videoclipe realizado por Sofia Calvet.

A fusão de linguagens musicais tem estado na ordem do dia de equinōcio, dupla formada pela cantora e violinista Beatriz Capote (que também actua como vocalista na banda Perpétua) e pelo pianista e compositor Diogo Santos (que a solo conduz os destinos do projecto Philip). Em 2022, o par estreou-se com o EP Metamorfose, do qual fez parte o single “Dentro de Mim”, que valeu aos seus autores o prémio de Melhor Performance Tradicional na edição deste ano dos IPMA – International Portuguese Music Awards.

“Bem Educada” é a primeira música nova que Beatriz e Diogo mostram desde que lançaram o curta-duração de apresentação e, segundo aponta um comunicado, marca uma viragem na sonoridade de equinōcio, aproximando-a do universo da pop numa altura em que o grupo prepara a chegada do seu primeiro álbum, que tem neste tema colaborativo a sua amostra inaugural. Na mesma missiva que apresentou “Bem Educada” à nossa redação, os três artistas que assinam a canção deixaram algumas palavras sobre este pouco óbvio aproximar de estéticas.

Segundo a autora de Leve(mente), que este ano chegou à final do Festival da Canção e com quem conversámos em Abril: “Esta canção fala sobre a regra da etiqueta social que por vezes temos que falsificar. Ninguém quer ser mega ‘bem educado’ e cansamo-nos das regras e do que ‘deve ou não ser dito’ no término de um relacionamento. Esta colaboração foi um desafio super interessante que me abriu portas para outras sonoridades.” Já a dupla de Aveiro nota que a faixa “rompe bastante” com o repertório anterior e “contém já certas nuances que estarão presentes nos próximos lançamentos”, deixando-nos também o seu parecer acerca desta parceria: “Apesar das diferenças estilísticas, chegámos a um equilíbrio entre o pop e o alternativo. Este tema inclui elementos musicais dos Equinōcio, mas decidimos abraçar esta abordagem mais leve e animada que a Inês propõe.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos