pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Luís S. Tavares
Publicado a: 05/05/2023

Elegância pop.

Faixa-a-faixa: Leve(mente) de INÊS APENAS explicado pela própria

Texto: ReB Team
Fotografia: Luís S. Tavares
Publicado a: 05/05/2023

Saiu hoje Leve(mente), o segundo EP nas contas de INÊS APENAS.

A artista de Leiria tem sido uma das agradáveis surpresas que o virar da década ofereceu à música portuguesa e, após lançar os primeiros singles em 2021, estreou-se com o EP um dia destes no ano a seguir, tendo não muito depois integrado a compilação VOLUME I da AVALANCHE — e a sua “Batata Frita” foi mesmo das mais escutadas por entre um alinhamento que também apresenta nomes como Rita Onofre ou iolanda entre os intérpretes.

Deixadas as primeiras marcas de INÊS APENAS no panorama do cancioneiro nacional, engrandeceu (e de que maneira) em 2023: o ano ainda nem vai a meio e a artista já soma uma passagem pelo Festival da Canção — chegou à final com “Fim do Mundo” enquanto artista seleccionada através do processo de livre-submissão e o seu trajecto na competição, que envolveu um silencioso protesto pelo caminho, motivou-nos a reforçar o compromisso para com a música portuguesa e a desafiá-la para uma primeira entrevista ao ReB — e rubrica agora a edição de um novo disco de curta-duração — Leve(mente) contempla seis canções, tem convidados como Malva, LEFT. e SOLUNA e a sua produção ficou ao cargo de gente como NED FLANGER, Choro ou Joana Rodrigues.

No dia 13 de Maio, a cantora, pianista e compositora apresenta a sua mais recente obra em cima do palco do Musicbox e, além de se “atirar” ao escrutínio das suas novas faixas para o ReB, deixou ainda um apelo para que nos juntemos a ela nessa data que será de celebração:

“A apresentação do EP ao vivo, no Musicbox, vai ser uma verdadeira festa. É a primeira vez que apresento os novos temas ao vivo, com a minha banda e num espaço tão especial e onde me divirto sempre muito. Trago a minha banda que me acompanha desde o início e convidados especiais que não podiam faltar. Vai ser uma noite leve, vibrante e para dançar muito!”


[“Shhinfrim”]

Música e Letra: INÊS APENAS
Produção: NED FLANGER

“É a faixa que abre o EP e é uma entrada a pé juntos no meu mundo pop. Com uma produção super catchy do NED FLANGER, vais conseguir decorar o refrão em 5 segundos. Esta música fala sobre não nos conformarmos com pouco – é um hino ao amor próprio com uma pitada de humor.”


[“Tensa”]

Música e Letra: INÊS APENAS, Malva
Produção: Joana Rodrigues

“Sinto que esta música poderia passar em qualquer hotel ou spa deste país. A batida tem um balanço muito próprio, relaxante e confortável ao ouvido. A ‘Tensa’ fala sobre dançar ao sabor da vida, sem grandes preocupações. A Malva e a Joana Rodrigues fizeram com que este som tivesse o equilíbrio perfeito de sonoridades.”


[“La Nena”]

Música e Letra: INÊS APENAS, SOLUNA
Produção: SOLUNA

“Se alguém me dissesse que alguma vez iria escrever um reggaeton, em português, junto da minha amiga SOLUNA… eu não acreditava! Uma das surpresas deste EP, ‘La Nena’ é a música mais sensual e doce que escrevi. São versos diretos, com um flirt à mistura, que gradualmente chegam a um refrão poderoso que nos faz mover as ancas, definitivamente.”


[“Ferida”]

Música: INÊS APENAS
Letra: INÊS APENAS, Diogo Fernandes
Produção: NED FLANGER

“Esta é a faixa mais calma deste EP. No início, começou por ser um interlúdio mas rapidamente percebi a importância da mensagem que queria passar. A ‘Ferida’ fala sobre ainda não estarmos prontos para arriscar, sobre sarar e curar. É uma reflexão intimista, numa atmosfera única criada pelo NED FLANGER e o miguele, que aborda o tema da incerteza da vida e do amor. Iremos sempre ter “mais uma ferida”, que eventualmente vamos conseguir sarar.”


[“Fim do Mundo”]

Música e Letra: INÊS APENAS
Produção: Choro

“A canção de que mais me orgulho nos últimos tempos. É uma balada que, de repente, se eletrifica com contrastes sonoros enormes. O Choro é o grande responsável por estas mudanças intensas. Entreguei-lhe a canção crua, só voz e piano e conseguimos criar um universo gigante, que cresceu tanto quanto queríamos. A canção que, definitivamente, mudou a minha vida.”


[“Leve(mente)”]

Música e Letra: INÊS APENAS, LEFT.
Produção: LEFT.

“‘Leve(mente)’ é a faixa que dá nome a todo o EP e resume, no fundo, tudo o quis abordar: liberdade, amor próprio, mudança, leveza. Só podia ter feito isto com o LEFT. – dos artistas mais talentosos em Portugal. As nossas vozes juntaram-se e criaram uma fusão poderosa do início ao fim, com grande foco na minha obsessão por ritmos upbeat. É um banger, garantido.”

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos