pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Rog Walker
Publicado a: 26/09/2023

3 dias, 6 concertos.

Immanuel Wilkins Quartet encabeça a edição deste ano do AngraJazz’23

Texto: ReB Team
Fotografia: Rog Walker
Publicado a: 26/09/2023

No dias 4, 6 e 7 de Outubro, vários músicos nacionais e internacionais invadem a ilha Terceira, nos Açores, para mais uma edição do AngraJazz.

O maior destaque deste ano vai para o regresso a Portugal do saxofonista alto e compositor de Filadélfia, Pensilvânia, Immanuel Wilkins. A liderar um quarteto que conta ainda com as contribuições de Micah Thomas (piano), Rick Rosato (baixo) e Kweku Sumbry (bateria), o norte-americano continua a promover nos palcos o seu mais recente The 7th Hand, selado em Janeiro de 2022 pela histórica Blue Note Records e tido em conta com um dos grandes discos desse ano para a crítica especializada no jazz. Por cá, Wilkins já esteve em especial evidência através de uma entrevista (dentro de breve publicaremos uma nova conversa que concedeu à nossa publicação) e de uma reportagem — sobre a sua passagem pelo Funchal Jazz Festival’22, Alexandre Ribeiro escreveu que:

“O som que projecta a partir do seu saxofone alto é precioso e serpenteante – e isso torna-se mais evidente ao vivo –, soando clássico enquanto gravita numa dimensão que não é bem terrena e nem tem bem a facilidade de se fixar numa década – ‘Fugitive Ritual, Selah’, por exemplo, é subtileza, esperança e elegância que tiram a qualquer um o chão”

Além da apresentação ao vivo do músico dos Estados Unidos da América, há mais cinco concertos a constar no cartaz deste ano para o AngraJazz. Dia 4, as quase duas dezenas de instrumentistas que integram a Orquestra AngraJazz vão estar ao lado do canadiano Jeffery Davis, num espectáculo que antecede o da também canadiana Renee Rosnes, que estará ao leme de um quinteto. Dia 6, a programação do certame arranca ao som de Ben Allison Trio, com a continuação das festividades a ser assegurada pelo Coreto liderado por João Pedro Brandão. No dia 7, depois de findada a performance de Immanuel Wilkins Quartet, chega a vez da cantora sueca Vivian Buczek e os quatro músicos que integram a sua banda se fazerem escutar naquela que será a actuação que dará por encerrada mais uma edição do AngraJazz.

Todos os eventos estão escalados para o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo e os bilhetes para cada um dos três dias estão à venda por valores entre os 6 e os 24 euros. O passe geral que dá acesso a todas as sessões custa entre 30 e 60 euros. Podem consultar todas as informações de bilheteira através deste link.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos