Guia ReB para o Super Bock em Stock 2019

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Sebas Ferreira

Há que notar o esforço do Super Bock em Stock, que anualmente nos convoca a subir e descer a Avenida da Liberdade — sem se esquecer de apresentar justificação. No segundo ano do seu revivalismo, que encerrou a era do Vodafone Mexefest, o festival de Inverno estende os seus tentáculos sobre nove salas em Lisboa.

Do Teatro Tivoli BBVA ao Coliseu dos Recreios, há razões várias para dar corda aos sapatos; mais algumas ainda, caso o tempo não abone a vosso favor. Filas gargantuescas? Nada temam, porque o guia do Rimas e Batidas deixa ainda áreas para explorar — e também há Ciência Rítmica Avançada para aproveitar. Mais uma tentativa de adquirir o dom da ubiquidade: porque não?

Para sexta-feira (22), sacamos imediatamente das armas, com o cabeça-de-cartaz: sete anos depois da sua estreia no EDP Cool Jazz, Michael Kiwanuka retorna a Portugal para apresentar KIWANUKA. Poderão vê-lo a atacar a soul expansiva do seu terceiro disco às 22 horas, no Coliseu dos Recreios. Antes, pelas 20h30, mas ainda nesta Sala Super Bock, poderão ouvir as histórias de vida de Sinkane, entre o pop sudanês, o free jazz e o shoegaze. Daí, viagem directa para a Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, para ver Murta apresentar o seu disco de estreia, D’ A R T V I D A, às 21h10. É nesse espaço que o caleidoscópio de rock e soul de Nilüfer Yanya chega a terras lusas pela segunda vez, às 23h45; uma hora depois, os Friendly Fires encerram a noite com um DJ set no Coliseu.

No sábado, é aí que começamos, com mais uma dose generosa de soul proveniente do Michigan: Curtis Harding (21 horas) continua com o segundo longa-duração, Face Your Fear, na bagagem. Lamentamos informar que terão de subir a Avenida para chegar até ao Cinema São Jorge (podem apanhar um Super Bock Bus, com música dos Sweaty Palms), mas é crucial: é às 22 horas que Helado Negro, nome artístico de Roberto Carlos Lange, traz a sua constelação de rock e folktrónica, mais bem exemplificada pelo álbum This Is How You Smile.

Avenida abaixo, para apanhar Slow J no Coliseu, às 22h30, e o seu novo disco You Are Forgiven. Pelas 23h45, o Capitólio recebe um estudioso de D’Angelo, David Bowie e Prince que dá pelo nome de Col3trane. Mas ainda há mais à la carte: dêem uma vista de olhos aos horários e completem a manta com os retalhos que quiserem. De resto, dois imperativos: calçado confortável e hidratação, sempre.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team