pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Sebas Ferreira
Publicado a: 01/09/2021

Uma vénia a um dos grandes.

Fred lança disco de versões de Madlib este mês

Texto: ReB Team
Fotografia: Sebas Ferreira
Publicado a: 01/09/2021

Está a caminho o primeiro volume de uma nova série de lançamentos de Fred e é dedicado a Madlib. No dia 24 de Setembro, o álbum será colocado nos serviços de streaming, ficando disponível no mesmo dia em formato CD através da TV Chelas, que dividirá a distribuição do vinil (que chegará mais tarde) com a Mad About Records.

O disco é produzido pelo membro dos Orelha Negra e Zé Nando Pimenta, que ficou responsável pela gravação e mistura; Miguel Pinheiro Marque assinou a masterização; o processo (que teve assistência de Luis Lopez, Bárbara Santos, Rui Rebelo e Guilherme Salvador) aconteceu no Arda Recorders, no Porto. O elenco principal de músicos liderado por Frederico Pinto Ferreira (que aqui assume bateria, percussões, sintetizadores e coros) conta ainda com Eduardo Cardinho (vibrafone e sintetizadores), Karlos Rotsen (piano, rhodes e sintetizadores), Márcio Augusto (baixo) e Tomás Marques (saxofone).

Existem, também, convidados que aparecem somente em “Road of the Lonely Ones”, o single inaugural que chega aos nossos ouvidos na próxima quarta-feira, dia 8 de Setembro: A garota não (coros), Filipe Louro (baixo), Zé Cruz (trompete e flauta) e Iúri Oliveira (percussões).



Para compor este trabalho de 10 faixas, o autor de O Amor Encontra-te no Fim (2019) olhou para a discografia completa de Otis Jackson Jr. e escolheu momentos bem específicos para reimaginar: para além da canção presente em Sound Ancestors (2021), há “Microphone Mathematics”, “Come On Feet” e “MHB’s”, de The Unseen (2004); “Catchin’ The Vibe” e “The Front”, de Yessir Whatever (2013); “Julani” e “Keeper of My Soul”, de Angles Without Edges (2001); “Laker”, de Pinãta (2014); e “Distant Land”, de Shades of Blue (2003).

A capa, que podem ver em baixo, é assinada por Pedro Versteeg e aproxima-se da estética utilizada em Everything’s Beautiful, projecto em que Robert Glasper abordou o catálogo de Miles Davis.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos