pub

Fotografia: Gonçalo Afonso
Publicado a: 25/02/2021

Onde é que estavam quando ouviram esta guitarra pela primeira vez?

FRANKIEONTHEGUITAR: “Quando comecei a planear o álbum, Ivandro x Slow J foi uma das colaborações que imaginei”

Fotografia: Gonçalo Afonso
Publicado a: 25/02/2021

“Imagina” é o segundo avanço do álbum de estreia de FRANKIEONTHEGUITAR. Slow J e Ivandro juntam-se ao músico do Porto no single (com videoclipe assinado por XZ) que sucede a “Tempo”.

“A primeira demo do ‘Imagina’ (a parte de Ivandro) já tem quase dois anos”, começa por explicar Francisco Baptista ao Rimas e Batidas. “Ele tinha a letra cantada noutro beat, mas uma vez em estúdio surgiu a vibe e gravámos uma nova versão. Quase todas as guitarras que se podem ouvir na versão final foram gravadas de improviso nesse dia, e até há um momento curioso no tema. Se ouvirem atentamente o primeiro refrão, há um ‘txiiii’, que foi uma reacção natural e engraçada do Ivandro quando eu estava a gravar as guitarras, e acabou por ficar. Achámos bonito não regravar o take.”

A entrada do autor de You Are Forgiven na faixa foi o concretizar de um desejo antigo de FRANKIE: “O Slow J entra na equação há uns meses. É um artista que sempre tive curiosidade de conhecer e com quem gostava de poder trabalhar em estúdio, porque sou fã da sua arte. Quando comecei a planear o meu álbum, uma das colaborações que imaginei realizar foi Ivandro x J. Posto isto, quando surgiu a oportunidade, eu e o J fomos para estúdio e, umas ideias depois, acabei por mostrar a demo do ‘Imagina’, liguei ao Ivandro para vir ter ao estúdio e a conexão entre os três e o tema fez com que existisse uma vontade de finalizar o som.”



O membro do reputado colectivo internacional Internet Money fala ainda sobre este sentimento afadistado que emprega na canção através da sua guitarra: “Quando estou a improvisar não costumo pensar muito e os meus dedos acabam por transmitir todas as minhas influências, com o meu cunho pessoal que penso ter vindo a criar naturalmente. Adoro fado e isso pode transparecer em algumas das minhas criações.”

A primeira linha do verso de João Batista Coelho em “Imagina” deixa marca (pela entrega, pelo que é dito e pela ambiência instrumental à sua volta). “Não sei concretamente qual foi sentimento quando o Slow J ouviu a guitarra pela primeira vez”, conta entre risos, “mas sei qual foi o meu sentimento ao ouvir essa linha: foi certamente reconfortante. Foi do tipo, ‘that’s it‘.”

A reflectir sobre o hit que lançou em 2020 e o primeiro longa-duração (que está a ser feito), o artista anteriormente conhecido como Frankie Baptista conclui: “A ‘Tempo’ superou as minhas expectativas (3x Platina é algo que realmente não estava à espera), e certamente pesou na escolha do segundo single. Tenho algumas demos do meu álbum que se calhar poderiam já ter sido lançadas mas o ‘Imagina’ é que meu deu o clique de ‘ok, bora lançar’. O meu objetivo é lançar clássicos, temas que ficam intemporais. Fiquei um ano sem lançar por várias razões, nomeadamente o Covid (certamente). Mas estava tranquilo porque a ‘Tempo’ rolou durante bastante tempo. Mas certamente que este ano não vem só o ‘Imagina’, planeio mostrar mais singles até ao lançamento do álbum, que não tem data definitiva. Quando sentir que é o momento certo, estará cá fora.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos