pub

Publicado a: 01/07/2017

Fat Joe no Sumol Summer Fest: A idade é um posto

Publicado a: 01/07/2017

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTOS] Hélder White

A debandada geral a que pudemos assistir depois da aula de história do rap nacional só foi uma surpresa para todos aqueles que ainda julgam que uma estrela norte-americana garante por si só uma “sala cheia” – aconteceu a mesma situação com Chance The Rapper em 2015. Para encerrar o dia 1 do festival, Fat Joe assumiu as despesas, nome que, curiosamente, também trazia consigo o peso da história, um rapper do Bronx que começou a causar ondas em 1993.

Com DJ e hype man a acompanhá-lo em palco, o MC do colectivo Terror Squad fez a festa à moda dos Estados Unidos da América, um autêntico carrossel de hits que não deixaram ninguém parado, mesmo aqueles que desconheciam a sua obra. Temas como “Another Round”, “Money Showers” ou “What’s Luv” foram interpretados na primeira parte do concerto que durou cerca de uma hora. As verdadeiras bombas estavam guardadas para a segunda metade…

 


fat-joe-ssf-2


Como é hábito em alguns concertos de rap norte-americano, a música de outros também foi parte do alinhamento: “Mask Off”, por exemplo, causou reacção instantânea na audiência – o concerto no Super Bock Super Rock promete. De seguida, Fat Joe decidiu homenagear aqueles que já não se encontram entre nós. Prodigy (“Shook Ones, Pt. II”) 2Pac (“California Love”), Biggie (“Hypnotize”) e Big Pun (“Twinz (Deep Cover 98)”) tiveram o seu tempo na Ericeira e o público reagiu como uma turma com a lição bem estudada.

Como qualquer bom anfitrião que se preze, o rapper soube que “Lean Back” e “All The Way Up” eram a única maneira de chegar ao pico da noite. As duas faixas têm duas coisas em comum: ambas contam com um verso da Remy Ma e tornaram-se hits, a primeira em 2004 e a segunda em 2016.

I seen a lot of rappers here tonight. From 1994 to 2016“. Por mais do que uma vez, Fat Joe deu os parabéns aos rappers nacionais pelo concerto e mostrou que o estatuto e o sucesso não impedem a proximidade com outros universos, deixando também uma mensagem de apreço para Richie Campbell. Uma despedida harmoniosa no primeiro dia do festival.

 


fat-joe-ssf-1

pub

Últimos da categoria: Reportagem

RBTV

Últimos artigos