[Estreia] “Saíste” é o novo single de Cálculo


[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTO] Catarina Gomes

Em 2015, Cálculo, rapper e produtor de Barcelos, falava pela primeira vez com o Rimas e Batidas a propósito de A Zul, o álbum de estreia. Desde esse lançamento, o seu nome ganhou força entre os fãs mais atentos do hip hop nacional. Para dar continuidade a esse primeiro boom de popularidade, o MC colocou, por exemplo, um verso em “Os 12 Magníficos” de Fuse e produziu uma faixa para o último trabalho de Mundo Segundo, Sempre Grato, em 2016. Ainda no ano transacto, Cálculo sagrou-se o grande vencedor do concurso ReB Beat Challenge.

“Saíste” é o mais recente single e, como é habitual, toda a canção é escrita e produzida por Hugo Martins, tendo apenas arranjos adicionais (guitarra e Rhodes) de Beni Mizrahi. “Este tema foi quase uma visão cinematográfica. Ainda estava a residir em Londres e, numa daquelas noites de beats, comecei a fazer o ‘esqueleto’ do instrumental. O feeling inspirou-me a desenhar na cabeça imagens e destinos de duas personagens, neste caso ‘ele’ e ‘ela’ do videoclip. Dei por mim a escrever sobre aquela fase terminal da relação em que este pode ser o último abraço. Este tema é um monólogo dele, que está a tentar perceber o que pode ter corrido mal na sua história. A letra fala disso mesmo: um casal separado recentemente, e expressa o ponto de vista de alguém que acorda sem a sua metade ao lado.”

 



Dois anos depois de ter lançado o primeiro longa-duração, #turquesa está aí a chegar e vem com o selo da Kimahera. Cálculo conta-nos tudo: “O novo disco está no forno e vai-se chamar #turquesa. É o segundo episódio da minha história enquanto rapper. É um trabalho que comecei em Londres e estou a acabar em Portugal. É um trabalho que acompanha uma fase de muita mudança na minha vida e toda essa mudança e inquietação acabaram por ditar a ‘tonalidade’ deste disco. É um álbum versátil, com muitas sensações e temáticas diferentes. Resulta numa mistura de boom bap do mais clássico até a ritmos e elementos de trap, funk, rock psicadélico e jazz. A data de lançamento está prevista para a segunda metade do ano. Conta com participações de Macaia, Puro L, Brdz, Cuss e outros nomes que não quero revelar para já. Só vos posso dizer que é um gigante da música rap. Para além do rap, tenho participações de músicos da minha terra, incluindo Beni Mizrahi, um artista de funk e soul.”

Se 2016 foi um ano para recordar, tal como mencionámos logo no primeiro parágrafo, 2017 promete ir pelo mesmo caminho: “2016 foi um ano incrível. Lancei alguns sons e trabalhei com muitos artistas: produzi para o Mundo e participei no álbum do Fuse, duas lendas vivas que, em parte, são responsáveis por eu fazer rap – são ídolos de infância. Foi uma honra. À parte disso, produzi e participei num refrão de um tema de Kristóman e estive a trabalhar com o Simple para o seu novo disco. Este ano, vão sair mais algumas malhas, para além do #turquesa. Estive a produzir para o álbum do Rato 54, produzi 2 temas para o novo trabalho dos GROGNation, entre outras tantas coisas ainda por revelar…”

“Salvar o Mundo” foi o primeiro avanço do próximo trabalho e serviu para oficializar a entrada na editora algarvia fundada por Pedro Pinto, também conhecido como Reflect. As 135 mil views no YouTube mostram que os fãs estavam sedentos por música nova. “Eu tinha uma grande confiança nesse single. Foi daqueles temas em que adorei o resultado final, e fazia todo o sentido este tema na fase da vida que estava a ultrapassar. Acho que é uma faixa sincera e saiu-me do peito. Claro que ano esperava que passasse em tantas rádios. Nunca tinha recebido mensagens de tantas pessoas a dizerem que adoraram a música, incluindo pessoas fora do universo do rap e do hip hop. Sinto que foi um single que chegou além do hip hop e isso deixa-me feliz.”

Incluído na nova e vibrante vaga de rap nacional, o artista de Barcelos diz que “estamos bem de saúde”, reforçando que os newcomers têm aparecido com trabalhos de qualidade. Se o quiserem ver ao vivo, podem encontrá-lo dia 21 de Abril na Queima do Galo do IPCA.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team