pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Vieira Pinto
Publicado a: 26/10/2022

Alquimia sonora na montra.

Dies Lexic, Gala Drop, Inês Malheiro ou Piglet na terceira edição do Linha TGV

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Vieira Pinto
Publicado a: 26/10/2022

Nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, o Linha TGV volta a celebrar o experimentalismo artístico em Barcelos com concertos, exposições e instalações que terão lugar no Theatro Gil Vicente e no Centro Comercial Barlos.

A terceira edição do Linha TGV arranca às 21h30 com exposições de Ócio e de Inês Tartaruga Água & Xavier Paes, eles que também dão cartas na exploração musical enquanto dupla nos Dies Lexic, escalados para uma actuação às 22h30 do dia inaugural do festival.

Juntou-se à Lovers & Lollypops para lançar Deusa Náusea, álbum em torno do qual decorreu a sua recente entrevista ao Rimas e Batidas. Inês Malheiro brinca com o áudio “como se fosse plasticina” e é a primeira a apresentar-se em concerto no dia 25, pelas 21 horas. Logo depois, às 22 horas, os Gala Drop voltam a testar ao vivo o som do seu novo Amizade, trabalho que foi antecipado com a estreia de um par de singles através do ReB e que culminou na publicação de uma longa conversa com o conjunto lisboeta. Afonso Simões, um dos membros da banda, veste a pele de Stasera às 23 horas para o DJ set que dá por encerrado o segundo dia.

É logo às 16h30 que a programação do Linha TGV se manifesta a 26 de Novembro, por intermédio da Maripool, cantautora portuguesa da cena rock DIY erradicada em Londres, onde integra os quadros da Practise Music. Ócio regressa ao festival pelas 18h30, desta vez para uma instalação performativa. Com um estética musical que não olha a géneros e uma abordagem aprofundada àquela que é a sua experiência enquanto pessoa queer/trans, Piglet é uma investida a solo de Charlie Loane, autor e produtor irlandês que sobe ao palco pelas 22 horas. Quando o relógio bater as 23 horas, o Linha TGV despede-se de Barcelos ao som de Tiago (DJ set), músico e produtor experiente que, desde 1998, é um dos residentes das cabines de som do Lux Frágil.

A entrada no festival é gratuita apenas durante o primeiro dia e os bilhetes para os dias 25 e 26 custam 7 euros cada — ou 12 no total, caso optem pelo passe geral.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos