pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/09/2023

Vale tudo em Coimbra.

De Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek a Chão Maior: revelado o cartaz completo do Festival Jazz ao Centro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/09/2023

De 6 a 21 de Outubro, Coimbra vira palco para a 21ª edição do Festival Jazz ao Centro, que este ano vai levar várias dezenas de músicos a passar por diferentes espaços da cidade, como o Centro de Artes Visuais, Convento São Francisco, República Solar dos Kapängas, Salão Brazil e Teatro Académico de Gil Vicente.

A programação é de cortar a respiração, tal é o gabarito dos inúmeros artistas que se vão cruzar ao longo de três semanas. Tudo começa com a fusão de bateria e electrónica protagonizada por Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek (dia 6), seguida do sexteto de música improvisada e experimental Lantana, onde militam Anna Piosik, Carla Santana, Maria do Mar, Maria Radich, Joana Guerra e Helena Espvall, com quem falámos na recta final de 2022. A fechar o primeiro fim-de-semana estará Lakecia Benjamin, saxofonista alto norte-americana que se encontra na estrada a promover Phoenix, o álbum que editou em Janeiro deste ano.

Depois de uma Jam no Salão com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra no dia 12, os concertos voltam na sexta-feira, 13 de Outubro, com mais uma apresentação de Mário Costa em torno de Chromosome, projecto que o trouxe em Março passado até às páginas do Rimas e Batidas no formato de entrevista. Dia 14 traz Chão Maior de Yaw Tembe e companhia para baixo das luzes dos holofotes, eles que lançara o LP de estreia Drawing Circles pela Revolve em Janeiro de 2021. O ritmo não abranda e o dia 15 de Outubro faz-se em regime de dose dupla: o par brasileiro Lívia & Fred divide o cartaz com o encontro de titãs que certamente será a performance conjunta entre Luís Vicente, William Parker e Mark Sanders.

Selado com o Carimbo Porta-Jazz, Hexagon é o segundo trabalho de AXES, sexteto liderado por João Mortágua que estará em destaque no arranque dos eventos da última semana de festividades, a 19 de Outubro. Dia 20 há Oré (quarteto de músicos de diferentes nacionalidades que explora os ritmos e melodias do nordeste brasileiro em regime de improvisação livre) e Per Zanussi com Vestnorsk Jazzensemble (o compositor italo-norueguês assinou as composições de Li (And The Infinite Game), álbum que saiu no final do ano transacto com a chancela da Clean Feed Records). A fechar, no sábado, dia 21, poder-se-á escutar o resultado da residência artística que levou Lotte Anker & Gabriel Ferrandini a juntarem-se para compor material inédito a convite do Teatro do Bairro Alto, onde a dupla actua no dia antes do espectáculo de Coimbra.

O preço para os diversos concertos curta entre 8 e 15 euros, havendo ainda a possibilidade de serem aplicados vários tipos de descontos. Mais informações na página do JACC.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos