Pigments é o título do álbum que vai juntar Dawn Richard e Spencer Zahn e sai pela Merge Records no dia 21 de Outubro. Esta terça-feira, o primeiro andamento foi dado a conhecer e é composto por quatro canções, entre elas “Vantablack”, cujo videoclipe colocou Richard em estreia no papel de realizadora.
A relação entre o par não é de agora. O artista transdisciplinar Spencer Zahn tem figurado entre a banda que acompanha a autora de new breed e Blackheart pelos palcos e, em 2018, os dois colaboraram num tema pela primeira vez, com “Cyanotype” a pertencer a People of the Dawn, LP de estreia da primeira.
Dawn Richard, que ainda no ano passado se tinha voltado a mostrar a solo em Second Line, revelou que Pigments conta a história “daqueles que pintam com pincéis partidos”, dando a sua própria experiência como exemplo: “Sinto que as ferramentas com as quais eu e outras pessoas como eu tivemos de lidar não brilhavam. Ainda assim, nós pintámos estes quadros maravilhosos. Este álbum simboliza o ser-se sonhador e finalmente alcançar um patamar em que se decide amar os pigmentos que se tem.”
Além de Richard (voz) e Zahn (baixo, piano, vibrafone e sintetizador), a contribuir para este contraste musical que é Pigments estão ainda Stuart Bogie (clarinete), Mike Haldeman (guitarra, samples electrónicos), Malcolm Parson (violoncelo, violino, viola), Dave Scalia (bateria), Kirk Schoenherr (guitarra eléctrica), Jas Walton (saxofone tenor, flauta) e Doug Wieselman (clarinete).