Compton: A Soundtrack: reverberação sonora de uma cidade por Dr. Dre

Directos ao assunto: quanto do ADN sonoro de Compton estará na soundtrack com assinatura de Dr. Dre? A resposta está disponível a partir de 7 de Agosto, data do lançamento oficial da banda sonora do biopic do colectivo N.W.A. (de que Dr. Dre foi membro), Straight Outta Compton.

Numa apreciação primária do título da compilação, mais do que dar uma cortina musical ao filme realizado por Felix Gary Gray, com estreia mundial marcada para dia 14, Compton: A Soundtrack by Dr. Dre pretende ser uma exposição identitária da cena hip hop natural daquela cidade californiana, berço de históricos como Eazy-E, The Game, Kendrick Lamar e, claro, Dr. Dre. E ainda que a tracklist (abaixo) contemple colaborações com diversos MCs provenientes das mais variadas paragens – de Chicago a Detroit, passando até pela Carolina do Norte -, com a produção a cargo do doutor, a expectativa é que esse ADN “comptonesco” se faça sentir pela orgânica rítmica do álbum. Entre as participações estão BJ The Chicago Kid, Eminem, Xzibit, Kendrick Lamar, Jill Scott, Ice Cube, Snoop Dogg, entre muitos outros.

Com este álbum, carimbado pela Aftermath/Interscope e já disponível para pré-encomenda no iTunes, Dr. Dre deixa cair Detox, o há muito anunciado sucessor de The Chronic 2001 que nunca verá a luz do dia. “Não gostei do disco, simplesmente não era bom. Trabalhei imenso nele, mas não acredito que tenho feito um trabalho suficientemente bom”, justificou Dr. Dre no programa The Pharmacy da rádio online Beats 1.

Compton: A Soundtrack by Dr. Dre foi primeiro revelada por Ice Cube, também ele um membro dos N.W.A., que chegou mesmo a aventar a possibilidade de o colectivo voltar a unir-se para uma tour mundial, juntamente com Eminem. Para já a hipótese não passa de rumor, já que os representantes de Dre e Em negaram quaisquer conversações nesse sentido.

A 10 dias do regresso de Dr. Dre às produções de longos em nome próprio, o Rimas e Batidas preparou um ensaio que passa em revista as mais geniais composições sonoras do produtor de Compton através da dissecação dos samples originais utilizados por Dre em épicos sonoros que marcaram a década de 90 e início de 2000.

 

[TRACKLIST]

01 Intro
02 Talk About It [ft. King Mez & Justus]
03 Genocide [ft. Kendrick Lamar, Marsha Ambrosius & Candice Pillay]
04 It’s All on Me [ft. Justus & BJ the Chicago Kid]
05 All in a Day’s Work [ft. Anderson Paak & Marsha Ambrosius]
06 Darkside/Gone [ft. King Mez, Marsha Ambrosius & Kendrick Lamar]
07 Loose Cannons [ft. Xzibit & COLD 187um]
08 Issues [ft. Ice Cube & Anderson Paak]
09 Deep Water [ft. Kendrick Lamar & Justus]
10 One Shot One Kill [ft. Snoop Dogg]
11 Just Another Day [ft. Asia Bryant]
12 For the Love of Money [ft. Jill Scott & Jon Connor]
13 Satisfaction [ft. Snoop Dogg, Marsha Ambrosius & King Mez]
14 Animals [ft. Anderson Paak]
15 Medicine Mane [ft. Eminem, Candice Pillay & Anderson Paak]
16 Talking to My Diary

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team