As Pandemónio’s Jazz Nights estão prestes a chegar ao Auditório do Centro da Juventude de Braga. Quang Ny Lys (25 de Junho), Math Trio (30 de Julho) e The Peace of Wild Things (27 de Agosto) são os projectos que integram esta nova iniciativa.
Feitas as contas, são três eventos triplos que vão animar o circuito jazzístico bracarense durante este Verão: os concertos arrancam todos pelas 22 horas, mas antes, da parte da manhã, haverá um workshop conduzido pelos respectivos músicos; depois das actuações, os grupos mantêm-se em cima do palco e as jam sessions acontecem. Os bilhetes têm o custo de 5 euros (diário) ou 12 euros (passe de três dias), enquanto que as entradas nos workshops terão um valor de 20 euros e dão acesso ao espectáculo do mesmo dia.
Quang Ny Lys é um trio que tem Rita Maria na voz — destacámo-la como uma das 20 mulheres que causaram ondas no jazz nacional em 2020 — e ainda Mané Fernandes (guitarra) e João Mortágua (saxofone) — ambos foram já entrevistados este ano para o Rimas e Batidas, aqui e aqui, respectivamente. Também os Math Trio contam com a presença de João Mortágua, aqui enquanto bandleader e na companhia de Diogo Dinis (contrabaixo) e Pedro Vasconcelos (bateria), eles que se estrearam em disco no ano passado — o homónimo Math Trio foi revisto numa das Notas Azuis e entrou na lista dos 21 melhores álbuns de jazz nacionais relativos a 2021. A fechar estão os The Peace of Wild Things, conjunto que se apresenta com Clara Lacerda no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e Ricardo Coelho na bateria, músicos que têm passado por diversas vezes pelas páginas do ReB.