pub

Publicado a: 24/07/2017

Cazota Produções: “Somos a mensagem que carregamos”

Publicado a: 24/07/2017

[TEXTO] Hugo Jorge [FOTO] Crashgrafia

Dia & Noite é o nome da mais recente mixtape da Cazota Produções. O trabalho é um espelho para o dia-a-dia do colectivo de Queluz, onde o hip hop é um vício que consome tempo e prazer.

Trata-se do terceiro trabalho para este grupo de amigos – como se auto-intitulam – depois de 10 anos, em 2015, e Consciência elevada, trabalho de Bully, um ano depois.

O Rimas trocou dois dedos de conversa com a Cazota que serviram para apresentar a mixtape, falar de Sintra e levantar o véu sobre novos trabalhos que se adivinham no seu horizonte.

 



Que elementos da Cazota Produções participam nesta mixtape?

No total são 15 faixas de Táclean e Splinter, com participação vocal de Pí (Pí O Dontgiva) no último tema “Linhagem”, de Mr.Razor (2 temas) e DJ X-Acto (1 tema) nos cuts.

Dia e Noite – querem explicar o nome escolhido?

Quando finalizámos a mixtape 10Anos, no final de 2015, preparávamo-nos já para uma nova mixtape. Pensámos no que fazemos no nosso dia-a-dia, na nossa vida; no facto de nos sentirmos agarrados a isto dia e noite, independentemente de termos as nossas vidas paralelas. Surgiram então as risadas em volta do vídeo “Isto..? Isto é Dia & Noite“, e com elas o conceito da mixtape. O tema “Km Zero” foi gravado em Janeiro de 2016 e a partir daí foi rolando…

Vocês referem-se ao X-Acto como o “suspeito do costume”. Sentem que este trabalho só poderia ser produzido por ele?

O X-Acto trabalha connosco desde 2006. Criámos uma ligação ao longo de todos estes anos, e ele basicamente está por trás da maioria dos nossos trabalhos. É apenas e só por esse motivo. Toda a gente que conhece o X sabe como ele é profissional e dedicado no seu oficio, é um mano verdadeiro, um grande homem. Em relação à produção executiva não foi o X, nem o “Y”: fomos nós mesmos. Seleccionámos instrumentais que nos inspiraram, mas que não são produções originais nem genuinamente nossas; esta é a nossa versão destes instrumentais em formato mixtape.

A Cazota é um projecto made in Sintra. Sentem que a vossa música é limitada por essa pertença geográfica?

Cazota, é Cazota Produções, ou CazotaProd. Na verdade provém de Lote22, e sim, somos oriundos de Queluz, Sintra. Mas nunca em momento algum fizemos questão de vincar que representamos Sintra ou Lisboa como limitação… Hoje somos putos com trinta anos e neste caso especifico tanto o Splinter como o Táclean até já não vivem em Sintra há um par de anos.. Somos de Queluz com todo o orgulho, Linha de Sintra com o máximo respeito, mas também somos Norte, Sul, Centro, Este e Oeste.. Somos a mensagem que carregamos e que vivenciamos. Somos o que somos.

Podemos esperar outros trabalhos da Cazota ainda durante este ano?

Este ano haverá mais novidades sem dúvida, mas em termos de projecto do género álbum ou mixtape não cremos que aconteça, porque nós funcionamos num processo criativo “lento” e em part-time, daí esta mixtape ter levado cerca de 1 ano e meio a sair. 10 Anos em 2015, Consciência Elevada em 2016 e por fim Dia & Noite em 2017.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos