pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Mkk
Publicado a: 13/09/2024

Ritmos quebrados da Amadora com sampling cirúrgico de Chelas.

Branko volta a colaborar com Sam The Kid: “A única regra era que fosse apenas um beat

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Mkk
Publicado a: 13/09/2024

Branko e Sam The Kid estão novamente juntos numa faixa. “Actual” é um tema instrumental que vai fazer parte da versão deluxe de Soma, que se intitula Soma  ∞ e é editada no dia 18 de Outubro.

A ligação entre os dois artistas remonta há duas décadas. O eterno “miúdo” de Chelas participou em músicas de projectos integrados pelo produtor da Amadora, como “LX” (de 1-UIK Project) ou “Lisa Insana” (de Cooltrain Crew), mas o momento mais alto desta parceria deu-se em 2006 quando João Barbosa (na altura sob o alter-ego Lil’ John) deixou a sua marca estética em muitas das faixas de Pratica(mente), um dos maiores clássicos de todos os tempos a figurar nas prateleiras do hip hop nacional.

Em “Actual”, desta vez não temos direito a versos de Sam The Kid. A faixa instrumental cruza os ritmos quebrados que Branko absorveu da Linha de Sintra com o minucioso corte e costura de samples a que as mãos de Samuel Mira sempre nos habituaram a escutar nas suas produções. O tema foi criado em conjunto durante várias sessões de estúdio, tendo a frase “all the love is real” enquanto mote. No YouTube, “Actual” conta com um videoclipe realizado por João Pedro Moreira que recupera imagens da actuação de Branko na mais recente edição da Festa do Avante.

Ao Rimas e Batidas, o produtor ex-Buraka Som Sistema, que reservou o Coliseu dos Recreios para um grande concerto em nome próprio a 28 de Novembro, revelou mais alguns detalhes sobre o single:

“Durante o processo do Soma tentei propositadamente desafiar alguns amigos com quem já não trabalhava há algum tempo a fazermos música juntos. O Samuel foi um deles. A única regra era que fosse apenas um beat, e assim foi… Um instrumental que acabou por se situar milimetricamente no cruzamento dos nossos dois universos de beatmakers. Não consegui terminar uma versão que fizesse sentido para o disco em Março, mas sabia que teria de revisitar o tema para o Soma ∞.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos