Baco Exu do Blues arrecada Grande Prémio em Cannes

[TEXTO] Núria R. Pinto [FOTO] Direitos Reservados

Bluesman, a curta-metragem que acompanhou o lançamento do álbum com o mesmo título do rapper baiano Baco Exu do Blues, foi premiada em Cannes na categoria de Entertainment for Music.

O filme, realizado por Douglas Ratzlaff Bernardt e produzido em parceria pelas agências Coala.lab, AKQA, Stink e 999, competiu na mesma categoria que “This Is America” de Childish Gambino, também premiado, e acabou por se sagrar vencedor à frente de outros trabalhos, como “Apeshit” dos The Carters.

Ao Globo, Baco Exu do Blues falou da importância do prémio para o rap brasileiro e para a visibilidade negra: “Ver o rap brasileiro chegando, disputando com o rap estrangeiro e ganhando espaço entre eles é muito impactante. Além disso, o fato de um filme com um discurso negro, com todo elenco negro e que retrata a fragilidade e a força negra conseguir conquistar um prémio desse tamanho sendo rap brasileiro é muito doido”.

Bluesman era um dos álbuns mais aguardados de 2018 depois de Esú, a estrondosa estreia do rapper, em 2017, o ter colocado como um dos nomes mais importantes desta nova escola do hip hop que se faz do outro lado do Atlântico.


Núria Rito Pinto

Núria Rito Pinto

Hip hop, r&b e brasilidades com tanta moderação quanto vontade. Fundou o clube de fãs da “Corda” do Boss AC, já comprou CDs pela capa e preferia comer douradinhos frios todos os dias do que ficar sem Spotify.
Núria Rito Pinto