Anderson .Paak, Andre 3000, Kanye West, Q-Tip, Bilal e D’Angelo no novo álbum de Kendrick Lamar?

Post enigmático no Instagram primeiro, single novo logo depois: Kendrick Lamar parece disposto a reclamar um lugar em 2017 e tudo indica que 7 de Abril possa ser a data de lançamento de um novo álbum. E à medida que crescem também as análises a um suposto confronto verbal de King Kendrick com Drake – esse filme vai certamente ser um blockbuster no corrente calendário! – vai também crescendo a antecipação para o novo trabalho do rapper de Compton que já foi descrito pelo próprio como “urgente”: a urgência não parece, no entanto, decorrer apenas da situação política na América, mas também da necessidade de cimentar uma posição no universo do rap.

A HipHopDx noticiou esta noite o aparecimento online do que parece genuinamente ser uma detalhada tracklist do novo álbum de Kendrick Lamar. A lista foi disponibilizada por um utilizador anónimo do Pastebin num post com o título KL 2017 e é demasiado detalhada para não ser verdadeira, apontando samples e créditos de publishing (de Jimi Hendrix a Aphex Twin, de Kool & The Gang aos Roots). A questão parece ser se esta ficha se refere à versão final ou a uma versão de trabalho do novo álbum que possa não corresponder exactamente ao que vai sair.

Seja como for, a lista aponta para participações de peso, com features de Anderson .Paak, Andre 3000, Kanye West, Anna Wise, Q-Tip, Bilal, D’Angelo e Thundercat e um alinhamento de produtores que inclui Sounwave, Terrace Martin, Taz Arnold, Thundercat, Kanye West, LoveDragon, Flying Lotus, Mono/Poly, Alchemist, Cardo & Swizz Beats.

Se este for de facto o novo álbum de Kendrick, não incluirá o poderoso “The Heart part 4” que tantas análises tem motivado, mas os títulos disponíveis – de “Counterfeit” a “Trust Everyone”, de “Delusional” a “Richard Nixo”, de “Double Standards” a “Swim With The Fishes” – parecem apontar para um novo trabalho recheado de rimas de combate.

 

  1. Purple Hibiscus (prod. Sounwave & Terrace Martin) – 08:45

  2. Counterfeit (prod. Rahki & Taz Arnold) – 03:26

  3. Trust Everyone (prod. DJ Dahi, Terrace Martin & Thundercat) – 06:04

  4. Delusional (Like You Haven’t) (f. Anderson .Paak & Anna Wise, prod. Sounwave) – 04:01

  5. Product (f. Andre Benjamin, prod. Kanye West & Taz Arnold) – 04:11

  6. Richard Nixon (prod. LoveDragon) – 05:35

  7. None of Your Business (f. Anna Wise, Kanye West, & Q-Tip, prod. DJ Dahi, Kanye West & Sounwave) – 04:52

  8. Double Standards (prod. LoveDragon & Rahki) – 03:50

  9. If You Had Me, You Lost Me (Interlude) (prod. Flying Lotus & Mono/Poly) – 02:00

  10. Commercialized, Failed Experiments (prod. Alchemist, Cardo & Swizz Beatz) – 04:43

  11. Ten Steps (f. Bilal, D’Angelo, & Thundercat, prod. Sounwave & Terrace Martin) – 04:59

  12. Paranoia, Is Love Stronger Than Death? (prod. K.L. & LoveDragon) – 12:36

  13. Rest in Paradise (Interlude) (prod. Terrace Martin) – 02:21

  14. Swim with the Fishes (God Said) (prod. Sounwave & Terrace Martin) – 07:09

 

Enquanto o álbum novo não aterra neste planeta, podemos sempre voltar a escutar “The Heart Part 4”: “Don’t tell a lie on me / I won’t tell a truth ’bout you”. Ouch!

 


Rui Miguel Abreu

Rui Miguel Abreu

Crítico musical desde 1989, Rui Miguel Abreu escreve atualmente para a Blitz e integra a equipa da Antena 3. De vez em quando também gosta de tirar o pó aos discos e mostrá-los em público.
Rui Miguel Abreu