pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[V Don, Sauce Heist, ANKHLEJOHN & Da$H] “30 For 30”

Já produziu para A$AP Rocky, Meek Mill, 50 Cent, The Game ou 2 Chainz mas tem sido no talento underground que V Don mais tem apostado no que toca à cedência de instrumentais. É o nativo de Harlem quem orquestra o EP Too Late 4 Tears, o primeiro trabalho de um super-grupo que conta ainda com as vozes de ANKHLEJOHN, Da$h e Sauce Heist. “30 For 30” é a faixa que abre o alinhamento do projecto que saiu na passada sexta-feira pela sua Serious Soundz e está agora na montra do YouTube.


[Flatbush Zombies] “Afterlife” (prod. James Blake)

Qualquer fã de batidas mais experimentais e alternativas delira quando James Blake faz um desvio no seu percurso para se alistar nos batalhões do hip hop ou do r&b. A fusão não é de hoje e já o levou a contracenar com Trim, num já longínquo ano de 2012, e, num passado mais recente, com Kendrick Lamar, Travis Scott, Drake, Frank Ocean, Jay-Z ou Beyoncé. Desta vez são os Flatbush Zombies a provar desse doce veneno ao assegurar o talento do britânico neste “Afterlife”, a primeira amostra proveniente de uma jornada de sessões de estúdio entre o trio nova-iorquino e o produtor.


[AG Club] “HNGOVER”

São um dos mais recentes colectivos que tiveram os Odd Future como principal referência a surgir em cena e estrearam-se em 2019 com o álbum Halfway Off The Porch. O jovem trio, composto por Jody Fontaine e Mick Anthony nas vozes e Luis Garcia na criação dos instrumentais, é a nova aposta da AWAL, que tem gerido as carreiras de gente como FINNEAS, Neneh Cherry ou Little Simz. “HNGOVER” é o mais recente single dos AG Club e sucede a “Memphis”, o seu maior êxito até à data.


[Christ Dillinger & ize] “I DONT WANNA TALK ABOUT IT” (prod. Doc Laundry)

Os Spider Gng têm sido presença assídua nesta rubrica durante os últimos meses e ize foi um dos MCs mais entusiasmantes com os quais demos cara em 2020 (há uma entrevista que podem ler aqui). Através de Christ Dillinger, membro do colectivo liderado por Lil Darkie, a colisão entre estes dois planetas deu-se e a erosão resultante do colapso ficou registada em “I DONT WANNA TALK ABOUT IT”, uma faixa regida pelo anarquismo musical orquestrado por Doc Laundry.


[Kamaal Williams] “Hold On” feat. Lauren Faith

Kamaal Williams é neste momento um dos nomes mais consensuais entre a nova vaga de artistas jazz britânicos que estão a elevar o género a fenómeno global. Wu Hen, o seu último LP a solo, saiu no dia 24 de Julho e foi prontamente alvo de uma crítica do director desta casa, Rui Miguel Abreu, numa das suas edições de Notas Azuis. “Hold On”, o tema no qual colabora com a cantora Lauren Faith, conta agora com um videoclipe intimista realizado por Broken Antenna e Océane Combeau.


[Cashius Green] “First Taste”

Já anda nisto aos anos e até teve nas mãos uma grande oportunidade de brilhar por uma major. Caiu, levantou-se e lançou no mês passado, de forma totalmente independente, o LP Best Western. A Kinda Neat convidou-o a cuspir os versos de “First Taste”, uma das músicas presentes no disco, nos míticos Cosmic Zoo Studios, bem como a falar um pouco acerca do seu percurso de quase uma década nos meandros do hip hop.


[p4rkr] “dfwmn”

Foi há pouco mais de um ano que a jovem p4rkr emergiu no oceano do SoundCloud e a adesão por parte do público da plataforma foi imediato. Com a vinda do distanciamento social, a artista de trap lo-fi apostou também no lado visual para acompanhar a sua obra e estreou-se no YouTube há três meses com “ok im cool”. Filmado no parque de estacionamento de uma loja do IKEA e com uma máscara que a protege do vírus que tem abalado a humanidade (que lhe permite também manter algum misticismo em torno do seu rosto), “dfwmn” é o seu mais recente lançamento neste capítulo.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos