pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/06/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/06/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Clipse] “Ace Trumpets”

Não é apropriação cultural, é “culturalmente inapropriado”. É com recurso a esse termo que os Clipse nos dão as boas-vindas ao lyric video do seu primeiro single em 16 anos, “Ace Trumpets”. E é precisamente através da repescagem de muito do imaginário que compõe essa cultura — a que retrata a experiência negra nos Estados Unidos da América, com especial foco no hip hop e no trajecto que Pusha T e No Malice desempenharam enquanto dupla — que esta peça ganha cor, com tons especialmente mais vibrantes neste presente mês de Junho, em que é celebrada a Black Music Month. Let God Sort Em Out, o aguardado quinto álbum dos Clipse do qual este tema fará parte, está mesmo a chegar: a sua edição acontece a 11 de Julho pela histórica Roc Nation.


[Statik Selektah] “The Louvre” feat. Westside Gunn, Joey Bada$$, Rome Streetz & Stove God Cooks

Statik Selektah lançou “The Louvre”, o primeiro single do seu próximo álbum Expensive Taste, no passado mês de Abril. Enquanto não nos são detalhados mais pormenores do disco, que sairá ainda este ano via Mass Appeal Records, chega agora a versão em vídeo da faixa colaborativa que casa uma produção soulful do DJ e produtor com as rimas de Westside Gunn, Joey Bada$$, Rome Streetz e Stove God Cooks. Numa altura em que as posse cut são um fenómeno cada vez mais raro, Statik Selektah recupera o conceito juntando quatro nomes de destaque do panorama alternativo do rap norte-americano num tema conceptual que leva os seus intervenientes a desviarem-se dos seus registos habituais — e sem nunca comprometer o resultado final.


[YeezYuri] “diamante” feat. Wet Bed Gang

YeezYuri recrutou os Wet Bed Gang para fabricar um novo hino urbano. “diamante” é forjado na pressão dos dias difíceis, polido com a luz emanada dos processos de superação e serve de estreia pela Atlantic Records Portugal para o jovem produtor que tem dado nas vistas sobretudo ao lado de T-Rex. Transformando cicatrizes em versos e obstáculos em ritmo, o quinteto lapida aqui uma faixa visceral e intensa, como uma ode à resiliência daqueles que crescem à margem, sem suporte, mas com uma visão que nada consegue abalar.


[Kevin Abstract] “Geezer” feat. Dominic Fike

Kevin Abstract regressa com “Geezer”, o primeiro single a abrir o caminho para o seu procjeto BLUSH, cuja edição está a ser apontada para o dia 27 de Junho. Aqui, Dominic Fike volta a ser o seu parceiro, recuperando uma sinergia que tinha sido iniciada no seu primeiro e único encontro até então, em “Peach”, canção que fez parte do álbum de 2019, ARIZONA BABY. A faixa evoca uma estética de indie‑rock, com linhas de guitarra suaves que dançam sobre um groove descontraído, enquanto os dois artistas alternam versos de forma orgânica a bordo de um carro.


[T-Rex] “AMANHÔ

Novo look, novos conceitos, novos sons. Assim está a ser 2025 para os lados de T-Rex, que parece estar a farmar pontos de aura para um possível regresso aos discos, ele que em 2024 tirou as merecidas “férias” que certamente lhe ajudaram a recuperar o fôlego da maratona que andou a correr entre 2020 e 2023, período do qual nasceram os seus três mais importantes projectos até à data — Gota D’Espaço, CASTANHO e COR D’ÁGUA. O rapper, que já nos tinha posto a dançar a “MACARENA” em Abril, voltou a partilhar uma nova faixa, “AMANHÔ, resultado de uma sessão criativa semi-secreta que decorreu de portas abertas diante de alguns dos seus fãs mais sortudos.


[Benny The Butcher] “$ & Power” feat. Skylar Blatt (prod. Daringer)

Daringer volta a ser o cozinheiro de serviço numa das malhas mais fortes do mais recente EP de Benny The Butcher. “$ & Power” é a quarta faixa a figurar no alinhamento de Excelsior e coloca o rapper de Buffalo — ponta de lança da crew Griselda e líder da Black Soprano Family — a falar sobre ambição juntamente com a convidada Skylar Blatt numa batida que funde as estéticas do trap e do boom bap. Editado em Maio último, o curta-duração meteu ainda Benny a contracenar com gente como Styles P, Boldy James ou Harry Fraud.


[tobi lou] “Some Things <3”

Desde cedo que tobi lou mostrou ser um artista diferenciado, descolando-se da imagem que associamos a um rapper “tradicional”. Na sua mais recente obra, Diabolical <3, volta a confirmar essa ideia ao fazer passear as suas rimas em cima de instrumentais de diferentes formas e feitios — do R&B à hyperpop. O ponto alto desse EP é quando veste a farda sulista para homenagear o estilo de rap de Memphis neste “Some Things <3”, uma espécie de poste de alta tensão plantado no meio da tracklist desse disco editado há um par de semanas.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos