pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/05/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/05/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[$NOT] “BULLY”

Enquanto uns trocam versos para ver quem mais enxovalha quem na praça pública, a indústria fonográfica não pára de nos oferecer bom conteúdo para quem se quer tentar manter alheio a novelas. E $NOT nem precisou de um alvo em concreto para se mostrar o mais “BULLY” deles todos. Bastou-lhe a sombria batida orquestrada por Ivcien e SG1 para impor a sua lei em gélidos versos que antecipam mais um grande momento da sua carreira, já que o rapper da Florida caminha agora para o 4º LP num trajecto que dura há menos de uma década, mas com impacto o suficiente para já ter caído nas graças de gente como Joey Bada$$ ou A$AP Rocky, ambos convidados creditados no seu último Ethereal (2022).


[Samara Cyn] “Moving Day”

O talento em estado bruto de Samara Cyn captou a atenção desta rubrica pela primeira vez há precisamente um ano e o tempo que passou desde esse momento parece ter servido para a artista de Murfreesboro, Tennessee, lapidar na perfeição todos os seus dotes. Vários freestyles depois desse encontro, por intermédio de “Wake Up”, Samara Cyn ainda não é o nome mais pesado do game, mas também já não propriamente o segredo mais bem guardado lá do burgo. Erykah Badu, Macklemore e Casey Veggies são algumas das personalidades mais sonantes a comentar os vídeos desta emergente MC e cantora, que também já caiu nas graças de Miguel Santos, valendo-lhe um valente destaque numa recente entrada para a rubrica Abram alas para…. No regresso aos lançamentos, dá-nos este “Moving Day”, uma faixa de rap sedoso com contornos R&B.


[Smuj] “Cheap Thrills”

E se há segredos que vão ficando a descoberto, outros seguem o seu caminho mantendo-se o mais tapados possível. É assim que fica assegurado, para já, o anonimato de Smuj, rapper que pertence às fileiras da Melonskin Records, de Dirty Dike, e que se estreou este ano nos lançamentos com o single “Pain in the Neck”. Envolta num bounce minimal, “Cheap Thrills” é a segunda faixa deste artista que, apesar de novo, parece já ter a escola toda, trazendo-nos para a tela a lição do rap sujo que habita os subterrâneos do circuito britânico muito bem estudada.


[Fr1th] “NOSTALGIA”

Num dia de trabalho que se iniciou ao som do lo-fi, graças a uma entrevista a Eddie Pipocas publicada por cá, há que ressalvar o quão saudável este movimento se mantém em pleno 2024, com ramificações a ganharem raízes um pouco por todo o mundo. Um dos casos mais recentes dessa “febre” que teima em não passar é Fr1th, músico e beatmaker do sul de Londres que está a poucos dias de se estrear por um selo de renome dentro do panorama do hip hop indie norte-americano. É a Mello Music Group que vai selar o seu Mind Blossom, longa-duração programado para aterrar no mercado a 14 de Junho e do qual já se conhecem alguns avanços, como este mais recente “NOSTALGIA”.


[Tommy Richman] “MILLION DOLLAR BABY”

Membro do plantel da ISO Supremacy, a companhia discográfica independente criada por Brent Faiyaz, o nome Tommy Richman facilmente passa despercebido por quem não tem andado a acompanhar o mercado à lupa. Mas o quadro pode muito bem estar a mudar. Depois de ter provado o sabor do sucesso ao lado do seu mentor, em “Upset”, o emergente cantor e MC de Virginia alcançou o “ouro” sem precisar de ajuda neste “MILLION DOLLAR BABY”, tema que foi ganhando tracção no TikTok e editado de forma oficial no dia 26 de Abril, com o videoclipe a chegar no decorrer da semana transacta, a mesma em que quase conseguiu destronar Taylor Swift do topo da Billboard Hot 100, assegurando a segunda posição da mais prestigiada tabela de vendas musicais. Swagger máximo com direito a um pezinho de dança numa pista cósmica.


[Roc Marciano] “LeFlair”

Mas não é só de novas vozes e caras que se pinta o actual cenário da música global. Quando estão preocupados em manter elevada a fasquia da arte pela arte, são sempre bem-vindos os contributos dos veteranos que acompanhamos desde sempre. Assim é o caso de Roc Marciano, lenda viva do rap nova-iorquino, que em Março último voltou aos discos a solo com Marciology, um trabalho de rap para graúdos recheado de poesia de rua e vários convidados sonantes, como é o caso de The Alchemist, que assegurou a produção deste “LeFlair”, o segundo videoclipe desta saga.


[Rapsody] “3:AM” feat. Erykah Badu

Com um percurso um pouco menos longínquo do que o do exemplo anterior, Rapsody é outra veterana dos microfones e uma das mulheres mais importantes a praticar este “desporto” ainda tão associado à figura masculina. Em “3:AM”, não veio sozinha: a mística presença de Erykah Badu acompanha os versos da rapper da Carolina do Norte naquele que é o terceiro single do muito aguardado Please Don’t Cry, que já no dia 17 de Maio vai suceder ao clássico Eve (2019).

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos