pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/05/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/05/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[billy woods & Kenny Segal] “Babylon by Bus” feat. ShrapKnel

Na imprensa internacional, há uma peça lançada há um par de semanas que não devem de perder por nada deste mundo: para a Pitchfork, Dylan Green traçou um perfil da Backwoodz Studioz e explica como editora de billy woods se tornou na melhor casa de talentos do rap underground nova-iorquino. Depois da importante compilação High Bias em Abril, Maio trouxe-nos Maps, álbum que voltou a juntar Kenny Segal ao rapper que se estreou ao vivo em Lisboa este ano e que figura enquanto mais recente entrada de peso num catálogo em constante mutação. É lá que encontramos este “Babylon by Bus”, um tema de redobrado significado, já que woods tem como seus convidados Curly Castro e PremRock, que formam a dupla ShrapKnel, uma insistente aposta por parte da Backwoodz Studioz desde 2019.


[Arlo Parks] “Devotion”

Avizinha-se a época dos grandes festivais de música em Portugal e, dentro deste capítulo, o Primavera Sound Porto é das primeiras paragens obrigatórias. O cartaz deste ano está recheado de bons nomes e o de Arlo Parks é um dos que mais entusiasmo gera, até mesmo porque My Soft Machine saiu há escassos dias e será um dos discos mais frescos a estar em evidência nos palcos do certame. No sucessor de Collapsed In Sunbeams, a artista inglesa apresenta-se num misto entre neo-soul e rock alternativo dos anos 90, uma espécie de Erykah Badu meets Nirvana, como bem se entende neste seu mais recente single, “Devotion”.


[Derek] TTF TOUR – Portugal

Trap The Fato é o conceito, Derek é o fenómeno. E se Portugal e Brasil são parças na fita, é natural que o Lisboa Ao Vivo se tenha rendido ao MC de São Paulo no início deste mês, ao ponto da estadia do artista no nosso país ter sido documentada em vídeo para o YouTube. Ao longo de 10 minutos, podemos não só ver Derek a provocar explosões de energia em cima do palco, mas também acompanha-lo em alguns dos seus passeios e interacções enquanto andou pela capital portuguesa. Saltam à vista uma sessão de estúdio com YeezYuri (produtor emergente que esteve recentemente em destaque na nossa publicação) e ainda a possibilidade de virmos a ter um novo videoclipe de Derek com imagens captadas em território luso.


[Samara Cyn] “Wake Up”

De Tennessee até Los Angeles vai uma longa viagem, mas há artistas que parecem ter sido naturalmente talhados para integrar o principal polo cultural da Costa Oeste norte-americana. É esse o caso de Samara Cyn, uma rapper/cantora que soa a herdeira de Lauryn Hill e que parece estar neste momento a preparar o terreno para um projecto de maior escala, já que soma três novos singles editados no decorrer de 2023. Depois de “pride’s interlude” e “Auto-Pilot“, “Wake Up” é a mais recente proposta por parte de uma voz que afirma estar a criar “música para as vossas tias.”


[Lu, Pouya & Killswxtch] “JUNK BUNK FREESTYLE” feat. Terror Reid

Por mais curta que seja a faixa, há flows capazes de não deixar ninguém indiferente. Num breve cypher para a ALL BUT 6, os talentos da casa Lu, Pouya e Killswxtch contracenam com Terror Reid para cuspir quadras à vez. O clima é sinistro, mas as barras deliciosas, e é isso que vai dando vida ao movimento ragecore, que este ano até já se traduziu numa compilação homónima do colectivo que também integra gente como Fat Nick, Mikey the Magician ou Shakewell.


[Lee Scott] There is a Reason For Everything (Live in The Living Room)

Enquanto não se adivinha uma estreia em palcos portugueses, não perdemos a oportunidade de o ver ao vivo a partir da sua sala de estar. Lee Scott editou na passada sexta-feira o seu novo There is a Reason for Everything e o primeiro concerto em torno desse disco colocou o rapper e produtor que chefia a Blah Records a jogar literalmente em casa, um dia antes de se ter apresentado em Londres juntamente com Jam Baxter. Após este projecto completamente a solo, espera-se agora pela chegada de To Tame a Dead Horse, um álbum que estará apetrechado de featurings, conforme revelou o autor numa recente entrevista com gingerslim.


[Swizz Beatz] “Take ‘Em Out” feat. Jadakiss, Benny The Butcher & Scar Lip

As comemorações em torno do 50º aniversário da cultura hip hop não podiam ser mais bonitas e estão a gerar ecos de todo o lado. Se, por cá, Rui Miguel Abreu se tem debruçado sobre o fenómeno numa rubrica que lança um olhar sobre 50 discos que marcaram o género musical, seria de esperar que nos EUA, o berço deste movimento, a coisa fosse levada ainda mais a sério. A convite da Mass Appeal, Swizz Beatz foi o maestro dos beats que conduziu Hip Hop 50: Vol. 2, sucedendo a DJ Premier numa saga de compilações recheada de talentosos MCs que representam diferentes escolas e gerações. Jadakiss, Benny The Butcher e Scar Lip são os três nomes a surgir ao lado do histórico produtor naquele que é o segundo videoclipe a desaguar desse importante EP.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos