pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/02/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/02/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Stalley] “Scared Money” feat. Kevin Durant

Junta-se um rapper com créditos firmados a um dos maiores basquetebolistas do planeta e sai um clássico instantâneo. Nunca o desporto esteve tão conectado à música como nos dias de hoje e são vários os atletas de alta competição que têm vindo a apostar em carreiras paralelas ligadas à área do som, alguns com maior taxa de sucesso do que outros. Em “Scared Money”, o ala dos Phoenix Suns, Kevin Durant, ajuda a embelezar o teor confessional iniciado por Stalley, MC com mais de uma década de actividade, que se iniciou ao lado de Rick Ross na sua Maybach Music Group e que tem vindo a apostar no lado mais cristalino do hip hop num passado mais recente enquanto artista independente. Este novo single de Stalley serve para antecipar Peerless, um LP com edição prevista para o próximo mês de Março.


[Conway The Machine] “Vertino” feat. Joey Bada$$

Se na equação constarem os nomes de dois rappers consagrados e com um following acima da média, então a música torna-se ainda mais urgente. “Vertino” é uma daquelas faixas que não devemos ignorar por nada deste mundo, já que cruza dois dos mais pródigos filhos que o hip hop nova-iorquino viu crescer nos últimos anos. Conway The Machine e Joey Bada$$ cruzam versos sobre uma batida de Camoflauge Monk naquele que é mais um sério aviso relativamente ao que se pode esperar do sucessor de Won’t He Do It, álbum lançado pelo artilheiro da Griselda Records no ano passado e que figurou na lista de projectos internacionais mais aplaudidos pelo Rimas e Batidas relativamente a 2023. Won’t He Do It: Side B ainda não teve a sua data de lançamento revelada, mas já cheira bastante bem, com este “Vertino” a suceder à primeira amostra “Give & Give”, onde Conway contou com a produção dos veteranos Cool N Dre.


[AKTHESAVIOR & sagun] “Issues”

Com a Chinatown de Los Angeles enquanto pano de fundo, AKTHESAVIOR passeia-se durante um pôr-do-sol enquanto ensaia uma série de rimas introspectivas em cima de um beat assinado pelo nepalês sagun. O rapper de Brooklyn que é metade dos The Underachievers está neste momento a delinear um álbum a meias com o produtor, intitulado u r not alone e com edição prevista para acontecer em breve. Maturidade, melancolia e estética lo-fi servidos em embrulho de rap alternativo.


[BbyMutha] “go!”

E vão duas de seguida para BbyMutha. Depois de ter passado por esta mesma coluna na semana passada, graças ao videoclipe para “gun kontrol”, a rapper que não tem filtros nem papas na língua volta a acusar no radar, mas desta vez com dose acrescida de novidades. “go!” assenta numa das batidas mais mutantes que podem escutar por aí dentro da cena jersey club e tem o habitual lado bizarro da artista de Chattanooga bem presente, adornados com videoclipe à medida repleto de efeitos visuais e luzes neon. O single antecipa sleep paralysis, o álbum que BbyMutha vai lançar dia 19 de Abril e que até já tem uma série de datas ao vivo marcadas para a sua apresentação ao vivo — além dos Estados Unidos da América, vamos poder apanhá-la também a actuar pelo continente europeu, sendo que Inglaterra é, para já, o único país confirmado do velho continente.


[Nia Archives] “Silence Is Loud”

Nia Archives faz-se à pista uma semana antes de BbyMutha. A cantautora, produtora e DJ do Reino Unido anunciou o lançamento do seu álbum de estreia, Silence Is Loud, para o dia 12 de Abril através de uma parceria entre a Hijinxx e a Island Records, quase um mês após a sua passagem por Portugal, já que integra o lote de artistas convocados para a edição deste ano do Sónar Lisboa, que vai decorrer entre 22 e 24 de Março. A faixa-título desse LP de Nia Archives foi revelada no final da semana passada e o seu videoclipe aterrou no YouTube esta manhã, juntando-se agora a “Crowded Roomz” na lista de avanços do trabalho que irá suceder ao EP de 2023 Sunrise Bang Ur Head Against Tha Wall.


[RiTchie] “RiTchie Valens”

Ritchie Valens deu voz ao enormíssimo êxito “La Bamba” mas não viveu tempo suficiente para colher todos os louros. Na altura com apenas 17 anos, o cantor californiano foi uma das vítimas de um acidente de aviação que ficou conhecido como “O Dia em Que a Música Morreu”, a par de de outros dois grandes nomes do rock and roll, Buddy Holly e The Big Bopper. Este trágico incidente da história da música encontra um paralelo na trajectória de RiTchie, rapper dos Injury Reserve, trio que se viu forçado a virar dupla devido à morte de um dos seus companheiros, sendo que agora respondem pelo nome By Storm. A música do par tem servido como palco para um luto público em memória do colega e amigo e “RiTchie Valens”, a primeira canção a solo de RiTchie, não foge a esse registo.


[Dizzee Rascal] Don’t Take It Personal (Short Film)

Antes de Central Cee, Lilttle Simz ou Stormzy, Dizzee Rascal era o nome que mais empurrava o rap made in the UK para fora do seu território, conquistando públicos um pouco por todo o mundo. Mais de duas décadas depois do clássico Boy In Da Corner, o pioneiro e principal impulsionador do grime continua bem no activo e até lançou um novo álbum este mês. Don’t Take It Personal volta a mostrar um dos mais exímios artistas na arte do flow ao longo de 16 faixas, entre as quais se encontram prestações de outros veteranos como JME ou D Double E. Estes dois históricos MCs são carinhosamente puxados por Rascal para debaixo das luzes dos holofotes que incidem sobre o seu novo trabalho e, além da participação no disco, surgem também no pequeno documentário conduzido para a série ctrl, da Vevo, que chegou há dias ao YouTube.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos