pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/01/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/01/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[House of Pharaohs] “NEW ERA” feat. JME

H.O.P., JME, too much for the speakers.” “NEW ERA” é, de facto, uma combinação explosiva entre novo e velho talento a militar na órbita do grime. Após um par de anos bem discretos para o colectivo londrino, reentram pela porta grande em 2024 ao conseguirem um feature do veterano JME para o seu novo single. O irmão mais novo de Skepta, que com ele co-fundou a crew Boy Better Know, toma “NEW ERA” de assalto não apenas com versos, mas também através da produção do próprio tema, editado precisamente na mesma semana em que prestou auxílio a Dizzee Rascal no seu mais recente “What You Know About That”. Quem mais sai a ganhar são os House of Pharaohs, que podem muito bem aproveitar esta boleia para fazer deste ano o mais memorável do seu ainda breve percurso.


[Unknown T] “Hocus Pocus” feat. Loyle Carner

Na passada sexta-feira, Unknown T rubricou Blood Diamond, o seu primeiro álbum. Daniel Lena é um dos nomes que mais têm ascendido no circuito do rap do Reino Unido e o skill que tem deixado impresso em singles ou projectos de menor expressão tem-no levado a paragens interessantes, desde o A COLORS SHOW a uma participação em CAPRISONGS, de FKA twigs. Totalizando as 17 faixas, Blood Diamond tem Unknown T a desdobrar-se em diferentes registos, do drill aos afrobeats, e soma um belo leque de convidados, que vai de Knucks e Digga D até Loyle Carner, com quem divide esta sessão de rimas mágicas de “Hocus Pocus”, que conta com um videoclipe assinado por Felix Brady.


[Lil Nas X] “J CHRIST”

Lil Nas X continua a sua demanda de causar choque nas mentes mais conservadoras e volta a pegar na temática da igreja para uma nova peça audiovisual. O artista de Austell, Georgia, começa por abrir as portas do céu a celebridades como Kanye West, Mariah Carey ou Barack Obama, antes de descer a uma arena dos infernos para um duelo de basquete com Satanás, terminando o vídeo a recriar o mesmo cenário que levou Noé a construir uma arca. Depois de MONTERO, pouco se escutou de novo por parte de Lil Nas X, e “J CHRIST” parece ser prenúncio de um regresso em peso neste ano de 2024.


[METTE] “Darling Love” feat. Sam Gellaitry

Em Setembro passado, METTENARRATIVE colocou os holofotes a incidir sobre METTE, uma cantora, actriz e bailarina norte-americana que parece ter todos os argumentos necessários para vingar nas camadas mais mainstream da indústria discográfica. A artista que fez parte do elenco do filme Barbie voltou agora aos lançamentos com aquela que é a sua canção mais dançável de sempre, “Darling Love”, criada em parceria com o escocês Sam Gellaitry.


[Sonnyjim] “Dude Wheres MY Car?”

As redes sociais demonstraram uma aproximação entre Sonnyjim e Lee Scott no final do ano transacto e o par não demorou muito até oficializar uma parceria musical num trabalho de longa-duração. Ortolan & Armagnac saiu em Novembro e colocou o rapper que tem esgotado edições pela Daupe! (com quem falámos em 2022 a propósito de White Girl Wasted) lado a lado com o patrão da Blah Records, que aqui assume funções de produtor e apenas rima numa das trilhas do alinhamento. Agora elevado ao estatuto de videoclipe, “Dude Wheres MY Car?” é tema de destaque por entre as malhas de Ortolan & Armagnac, que contempla aparições ao microfone por parte de nomes como CRIMEAPPLE, D-Styles ou Your Old Droog.


[$NOT] “0%” feat. Zillakami

“’Cause since when did we chill?” é a pergunta que fica no ar logo no arranque de “0%”. A resposta está no histórico de lançamentos de $NOT, MC do estado da Flórida com ligações à 300 Entertainment, editora que em 2022 tratou de lhe carimbar Ethereal. Com Edy Edouard, os bangers vêm uns atrás dos outros, e este “0%” é particularmente delicioso pelo facto de contemplar uma mudança de beat a meio para distinguir os seus versos dos do seu convidado, Zillakami, outro nome perito no hip hop orientado a mosh pits.


[21 Savage] “redrum”

21 Savage tem um novo LP no mercado. E se isso por si só já é motivo de festa, o tom vê-se redobrado se nos lembrarmos de que demoraram quase 6 anos desde que lançou i am > i was. Com projectos com Drake e Metro Boomin pelo meio, o rapper está agora entregue ao seu próprio destino no novo american dream, que saiu na passada sexta-feira e já galga terreno a olhos vistos nas plataformas de streaming. “redrum” é o primeiro videoclipe a surgir do álbum, mas o capítulo visual está bastante longe de se deixar ficar por aqui. Também no YouTube, há um trailer de american dream: the 21 savage story, um filme biográfico que retrata a caminhada de Shéyaa Bin Abraham-Joseph e tem Donald Glover (aka Childish Gambino) entre o elenco.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos