pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/08/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/08/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


https://www.youtube.com/live/RgGyYGPTXCg?feature=share

[Mass Appeal] HIP HOP 50 LIVE AT YANKEE STADIUM

Cada um celebra como pode. O 50º aniversário do hip hop foi assinalado por cá com um par de peças especiais (podem lê-las aqui e aqui), mas esta foi uma festa mundial que gerou inúmeros ecos vindos de todo o lado. No Bronx, onde o hip hop nasceu, a data foi mesmo levada muito a sério e a Mass Appeal levou até ao Yankee Stadium um mega-espectáculo daqueles que nem nos sonhos de muita gente caberiam. Ao longo de oito horas, passaram por aquele palco Nas, Lauryn Hill, Kurtis Blow, DJ Kool Herc, Ghostface Killah, Fat Joe, Common, Lil Kim, Ice Cube ou, entre muitos outros, os Run-DMC, que deram aquele que foi apontado como o seu último concerto de sempre. Demasiadas razões para não ficar de fora e, felizmente, foi tudo transmitido em directo para o YouTube, onde o grande vídeo está neste momento alojado para consulta.


[Nas] “Motion”

Não só organizou e participou na grande festa de aniversário que o hip hop merecia, como ainda continua a dar sinais de estar em grande forma no que a música nova diz respeito. Nas, que ressuscitou a Mass Appeal há 10 anos, editou em Julho o segundo capítulo da saga Magic, mais um projecto que fez casar os seus versos com as batidas de Hit-Boy e que volta a mostrar um veterano com uma fome atípica, que lhe rendeu uma mão cheia de LPs nos últimos quatro anos. Em “Motion”, a quinta faixa do alinhamento de Magic 2, surge mais sagaz do que nunca e com argumentos suficientes para deixar a competição fora da corrida.


[REASON] “Call Me”

Momento To Pimp A Butterfly protagonizado por REASON no seu mais recente álbum Porches. Latrell James faz a cama instrumental para o rapper de Carson, California, se deitar nela e reflectir sobre o seu passado neste “Call Me”, cujo videoclipe foi realizado por City James e acompanhou a edição do sucessor de New Begginings, na passada sexta-feira.


[KayCyy] “My Jeans”

Celebrar 50 anos de hip hop é, também, comemorar todo um legado que inspirou e ajudou a fazer evoluir a paisagem musical urbana. O r&b que sai das cordas vocais de KayCyy é altamente influenciado pela cultura nascida em Nova Iorque e é por isso que alguns dos maiores nomes deste universo sónico têm os olhos postos em si. O artista que nasceu no Quénia e se mudou para os E.U.A. aos 9 anos deu conta da sua irreverência ao lado de Gesaffelstein em TW2052 e já somou créditos em discos como Donda (de Kanye West) ou no mais recente UTOPIA (de Travis Scott), estando neste momento a engendrar WHO IS KAYCYY?, aquele que será o seu primeiro álbum em nome próprio, sendo este seu novo “My Jeans” um potencial avanço desse projecto.


[Olivia Dean] Songs From Messy (Live Film)

Olivia Dean é um dos nomes a despontar mais recentemente nos floridos campos da pop-soul britânica. A cantora de apenas 24 anos está activa na música desde a fase final da adolescência e estreou-se finalmente este ano com um LP de originais. Messy foi selado pela EMI no passado dia 30 de Junho e já tinha visto várias das suas músicas ascenderem ao estatuto de single, bem como algumas delas até já contavam com versões interpretadas ao vivo no seu canal no YouTube. Desta vez, Dean foi ainda mais ambiciosa e montou uma banda no meio do campo para este Songs From Messy (Live Film), que tem os temas “Everybody’s Crazy”, “Messy” e “Carmen” em destaque.


[Ana Moura] “Mázia”

André Caniços dirige a nova peça visual de Ana Moura. Num tema dedicado à sua prima, a cantora alinha num semba e recorre às memórias da sua família do lado materno, vividas em Angola, para abordar a temática da saudade. Ainda antes de alcançar o estatuto de single, “Mázia” era já uma das canções mais requisitadas do alinhamento de Casa Guilhermina, o tão esperado disco que meteu a fadista a cantar sobre as suas próprias vivências sobre produções de Pedro da Linha.


[METTE] “VAN GOGH”

METTE até já tinha conquistado algumas posições interessantes enquanto actriz e bailarina, mas parece que é na música que esta nativa do estado norte-americano do Minnesota quer apostar todas as suas fichas. “Mama’s Eyes” deu-lhe uma boa tracção nas plataformas digitais e o nosso interesse estende-se agora ao seu novo “VAN GOGH”, tema de disco-pop que vem alargar o leque de possibilidade que vamos poder encontrar em Mettenarrative, o EP de apresentação que está a preparar para o dia 22 de Setembro.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos