pub

Fotografia: Caim P
Publicado a: 22/05/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Caim P
Publicado a: 22/05/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Bad Bunny] “WHERE SHE GOES”

Reggaeton, electrónica de dança e música pop cruzam-se em “WHERE SHE GOES”, um novo tema assinado por Bad Bunny. No videoclipe conduzido por STILLZ, os cruzamentos são outros: Frank Ocean, Lil Uzi Vert, Dominic Fike e até mesmo Ronaldinho são algumas das estrelas que nos surgem à frente dos olhos ao longo de uma peça de quatro minutos e meio. Depois de ter passado Un Verano Sin Ti em 2022, o cantor porto-riquenho regressou aos lançamento em nome próprio com este “WHERE SHE GOES”, tendo pelo caminho surgido enquanto convidado em projectos de Gorillaz, Eladio Carrión ou, mais recentemente, Grupo Frontera.


[Jean Dawson] “delusional world champion”

Quem também está numa de fundir estilos musicais é Jean Dawson, que vai do punk ao rap numa das suas novas canções. “delusional world champion” veio acompanhada de “youth+” em “XCAPE”, PT. 1 JEAN DAWSON AS ”PHOENIX”, a primeira entrada numa trilogia de novos EPs esculpidos pelo artista californiano que tem dado cartas na cena rock alternativa, autor de CHAOS NOW*, disco que rubricou em 2022 e para o qual contribuíram Earl Sweatshirt e George Clinton. Bradley J. Calder dirige o frenesim em vídeo que acompanha a faixa, que inclui corridas a pé, passeios de carro com amigos, um holograma de Mickey Mouse ou gelados “comidos” com a nuca.


[KNOWER] “The Abyss”

Também de Los Angeles, chegaram-nos novidades dos KNOWER no decorrer da última semana. Sete anos após Life, parece que Louis Cole (nome ligado à Brainfeeder, pela qual lançou ainda este mês Some Unused Songs) e Genevieve Artadi estão a postos para nos dar a conhecer um novo álbum para o projecto que mantêm juntos desde o início da década passada. “The Abyss” é o segundo avanço de KNOWER FOREVER, cuja edição está a ser apontada para o dia 2 de Junho, e foi apresentado no YouTube com recurso a um vídeo de baixo orçamento e sem grande técnica cinematográfica envolvida — todos os esforços destes dois multi-instrumentistas e dos músicos que os acompanham foram aplicados na criação da música, que contem alucinantes solos de bateria e saxofone, este último interpretado por Sam Gendel.


[Branko, BIAB & Gafacci] “Nuvem”

Branko foi até ao Brasil e no regresso trouxe memórias e música nova. Durante uma estadia em Maricá, Rio de Janeiro, João Barbosa aproveitou para concluir uma faixa que tinha começado com a cantora BIAB no final de 2022, na qual conta também com o input de Gafacci ao nível da produção. Está encontrado o primeiro single do artista da Amadora pós-OBG e o r&b meloso deste “Nuvem” vem mesmo a calhar para o Verão que se avizinha e para o espectáculo que Branko tem agendado para a edição deste ano do NOS Alive.


[NxWorries] “Daydreaming”

Passear por Los Santos num carro furtado, e já na calmaria de quem despistou a polícia entretanto, tem outro sabor se estivermos ao som de Anderson .Paak e Knxwledge. E se estiverem em Portugal — ou num outro país qualquer para o qual esta dupla esteja escalada — melhor ainda! “Daydreaming” é o mais recente lançamento por parte dos NxWorries, que passam dentro de um par de semanas pelo Primavera Sound Porto, agora com a confirmação de que estão a desenvolver um novo álbum, algo que pode indicar que haverá material inédito para experimentar nos palcos. Apesar de não avançarem com uma data concreta, o sucessor de Yes Lawd! está prometido para este ano e vai voltar a ser selado pela Stone Throw Records.

[John Carroll Kirby] “Oropendola” Ao Vivo @ Stones Throw Studios

A música de John Carroll Kirby destaca-se, acima de tudo, pelas suas qualidades ao leme das teclas, algo que fica bem patente quer pelo que podemos escutar da sua obra a solo, quer pelos convites que recebe para tocar ao lado de Solange, Blood Orange ou Frank Ocean nos seus respectivos projectos. Mas na sua interpretação ao vivo de “Oropendola”, nos estúdios da Stones Throw, o que salta à vista é mesmo a arcaica e matulona drum machine utilizada pelo músico de L.A. e que dispara a base rítmica na qual assenta esta breve actuação. Lançada no final da década de 50, a Wurlitzer Sideman é considerada a primeira caixa de ritmos do mundo e é, por isso, um artefacto valiosíssimo em todos os sentidos possíveis, tal e qual a técnica que Kirby tem por hábito demonstrar ao nível das melodias que lhe escorrem das pontas dos dedos.


[Fliptrix] “Reckless” feat. The Four Owls

A corujas voltam a bater as suas asas sobre uma batida de Leaf Dog, convocadas por Fliptrix para um dos temas que fazem parte do alinhamento do seu mais recente Mantra No. 9, editado em Fevereiro último. MC de inegável talento e um dos principais dinamizadores no que toca à edição de material para alimentar o underground britânico, através da sua High Focus Records, faz mais sentido do que nunca prestar atenção à sua obra, já que a sua passagem por palcos portugueses pode muito bem acontecer a qualquer momento — em Março, partilhou uma breve entrevista no seu Instagram onde revelou estar neste momento a residir no nosso país.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos