pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/02/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/02/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Lil Wayne] “Kant Nobody” feat. DMX

“All I need is a beat with a DMX sample.” Lil Wayne oferece-nos uma fórmula infalível para alcançar um tema bem esculpido no seu novo “Kant Nobody”, que nasce de uma nova parceria com o produtor Swizz Beatz. Depois de, em 2022, ter protagonizado colaborações com JID ou DJ Khaled, Weezy volta a solo com uma faixa avulso que está gerar bastante entusiasmo entre os seus fãs, que já especulam que este se possa mesmo tratar do primeiro avanço referente a Tha Carter VI, embora ainda não tenham sido dadas quaisquer confirmações do lado do rapper.


[Quavo] “Greatness”

Depois de “Without You“, que chegou a fazer-se escutar em palco na última edição dos Grammys, “Greatness” é a segunda canção que Quavo dedica ao seu falecido sobrinho, Takeoff, que foi morto a tiro em Novembro passado. Em altura de incertezas quando ao futuro do grupo que ambos tinham juntamente com Offset, o artista desfaz as dúvidas: “He gone, we gone”, rima o artista de Georgia sobre o fim dos Migos, ao mesmo tempo que recorda as maravilhas alcançadas pelo trio. Segundo os rumores, 2023 pode ser o ano em que Quavious Marshall edita o tão esperado sucessor de Quavo Huncho, o seu primeiro e único LP em nome próprio.


[Ferg] “MH Cookout”

Ferg faz um balanço do seu trajecto em “MH Cookout”, uma nova faixa criada em cima de uma batida cedida por Hit-Boy, um dos produtores mais sonantes com quem em trabalhado, como faz questão de lembrar na letra da música. Agora sem exibir o A$AP antes do seu nome de artista, fica no ar a sensação de que a crew liderada por A$AP Rocky poderá, também, estar a atravessa uma fase mais conturbada. Já para Ferg enquanto artista a solo, o regresso aos singles, dois anos após “Green Juice“, pode muito bem indicar que o sucessor de Floor Seats II está a ser equacionado para 2023.


[Lido Pimienta] “Te Quería”

A canção já conta com três anos mas o entusiasmo mantém-se igual. Lido Pimienta é um dos nomes mais valiosos que temos visto despontar a partir da América Latina e a sua Miss Colombia deixou-nos completamente rendidos em 2020. Depois de um par de aproximações a Portugal — colaborou com Dino D’Santiago em “Utopia” e actuou na Galeria Zé dos Bois — a artista regressa ao seu terceiro álbum de originais para recuperar “Te Quería” num videoclipe tão mágico quanto violento — repleto de cores, mas também de armas de fogo — conceptualizado pela própria e dirigido por J. Gallardo Kattah.


[Unknown Mortal Orchestra] “Nadja”

Depois de “Layla“, a dupla de realizadores brasileiros VIRA-LATA volta a assumir a concepção de um novo vídeo para os Unknown Mortal Orchestra. Com aposta na simplicidade pop em “Nadja”, a banda psicadélica da Nova Zelândia chega assim ao terceiro avanço — “I Killed Captain Cook” também entra nestas contas — relativamente a V, o longa-duração que os levará novamente ao catálogo a da Jagjaguwar, com edição marcada para o dia 17 de Março.


[Wiki & Subjxct 5] “3 Train To Mecca”

Wiki e Subjxct 5 apanham “3 Train To Mecca” em mais um conteúdo audiovisual a surgir do universo de Cold Cuts, o trabalho que juntou o rapper e produtor em Outubro do ano passado. A dupla alcança assim o quinto videoclipe dessa saga, numa altura em que aguardamos religiosamente a chegada de Patrick Morales a Lisboa para um concerto na Galeria Zé dos Bois que, ao que tudo indica, também terá Subjxct 5 e Jadasea enquanto parte da comitiva.


[Ab-Soul] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert

Ambicioso no conceito e no conteúdo: assim foi Ab-Soul na sua primeira vez a pisar o palco digital do Tiny Desk Concert. O rapper da Top Dawg Entertainment levou nove canções aos escritórios da NPR, não se limitando apenas ao alinhamento do seu mais recente HERBERT, e trouxe consigo uma enorme banda composta por diferentes instrumentos — há teclas, bateria, baixo, guitarra, instrumentos de sopro variados e ainda um coro em que se incluem Zacari e Lance Skiiiwalker. Se duvidas existiam, dissiparam-se todas aqui: Ab-Soul já tem asas suficientemente grandes para voar a outras altitudes.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos