pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Alex Hodor Lee
Publicado a: 25/01/2023

Um dos mais fieis representantes do som de Nova Iorque.

Wiki actua na Galeria Zé dos Bois em Junho

Texto: ReB Team
Fotografia: Alex Hodor Lee
Publicado a: 25/01/2023

Anotem na agenda: dia 7 de Junho, Wiki apresenta-se ao vivo no aquário da Galeria Zé dos Bois. Os bilhetes só são colocados à venda na sexta-feira, dia 27 de Janeiro.

Poucos o fazem como Patrick Morales. Seja a abraçar sonoridades contemporâneas ou a colar os seus versos em batidas de matriz mais primordial, Wiki fez de tudo e exibiu-se sempre a um nível que não deixa qualquer margem para que se lhe possa apontar o dedo uma única vez. Desde o início da sua caminhada, nos Ratking (ao lado de Hak e Sporting Life), até ao presente, o rapper de Nova Iorque foi somando uma discografia invejável e apenas ao alcance das canetas mais iluminadas, sempre a jogar do lado independente da industria musical, juntando o dom da palavra à irreverência para contornar tendências.

Depois de ter passado pelo Musicbox, ainda em 2016 e a promover o seu primeiro LP a solo, a mixtape Lil Me, Wiki andou sempre muito ocupado em dar-nos novo material de forma regular. O seu álbum de estreia, No Mountains in Manhattan, surgiu em 2017 por intermédio da XL Recordings, e foi sucedido por OOFIE dois anos depois, tendo esse início da sua jornada a título individual aberto portas para que pudesse colaborar com nomes como Earl Sweatshirt, King Krule, Princess Nokia, DJ Shadow, Your Old Droog, Madlib ou ZelooperZ.

É já num passado mais recente que a sua conta pessoal de projectos começa a aumentar drasticamente e, só nos últimos dois anos, engrandeceu o seu próprio prestigio ao cravar rimas em discos que têm ajudado a pautar a cena mais underground do movimento hip hop, como são os casos de Telephonebooth (com NAH), Half God (ao lado de Navy Blue), Cold Cuts (foi Subjxct 5 quem lhe serviu os beats no regresso ao formato de mixtape) e ainda One More (projecto em que surge na companhia de MIKE e The Alchemist, tendo levado o “patrocinio” da linha de roupa que nasceu de uma fusão entre a Patta e a Tommy Hilfiger). E mostrou ainda estar sempre a postos para abraçar novos desafios, actuando como convidado em trabalhos de Mount Kimbie (“if and when“) ou de Emma-Jean Thackray (na remistura de “Golden Green”).


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos