pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/02/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/02/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ashnikko] “You Make Me Sick!”

Cresceu na Carolina do Norte, rodeada de música country e discos de Slipknot, antes de, aos 18 anos, se mudar sozinha para Londres, onde conseguiu ampliar o seu leque de influências e arranjar os argumentos necessários para se tornar numa artista de mão cheia. Com três EPs e um álbum editados, Ashnikko é hoje uma referência para a música electrónica de cariz punk, capaz de tomar de assalto qualquer speaker, principalmente os dos nossos smartphones, muito graças à tracção que obteve por parte dos utilizadores do TikTok. Realizado por Saam Farahmand, o seu novo videoclipe ilustra “You Make Me Sick!”, a primeira nova canção que edita nos últimos dois anos, que é a “mais irritada e catártica” que alguma vez compôs, conforma aponta num press release.


[Fly Anakin] “Outsidigan’s Anthem”

Dois novos singles de Fly Anakin no espaço de um mês e Skinemaxxx — um LP que é nasce da junção de dois EPs — vai começando a ganhar forma diante os nossos ouvidos. Novamente associado à britânica Lex Records, a primeira parte do próximo projecto do rapper de Richmond está prevista chegar dia 5 de Abril, com Foisey., seu colega nos Mutant Academy, a assumir a produção por completo, tendo ainda Pink Siifu e Big Kahuna OG enquanto participações. É “fogo” quase garantido e um motivo adicional para podermos sonhar com uma nova passagem por Portugal, depois de, no ano passado, termos vibrado perante a sua estreia na Galeria Zé dos Bois.


[slowthai] “Feel Good”

Já colaborou com os Gorillaz e parece ter recorrido à fábrica de boas vibrações de Damon Albarn e companhia para esculpir o seu próprio “Feel God”. slowthai tem em marcha o plano que o vai levar até à edição do sucessor de TYRON e a perspectiva é a de um disco plural, de alargado espectro quanto à sua sonoridade. Basta sentir a distância que percorre de “Selfish“, o primeiro avanço, até este novo tema para perceber que UGLY será um trabalho de várias faces e com potencial para se tornar num caso sério neste ano de 2023. Realizado através de uma parceria entre UNCANNY e THE REST, o conceito para o videoclipe de “Feel Good” é, também, uma antítese relativamente ao seu antecessor: depois de ter passado 24 horas fechado sozinho numa sala para a rodagem da peça visual de “Selfish”, o rapper inglês surpreendeu alguns dos seus fãs com uma visita inesperada aos seus espaços.


[Y2K] “DIRT” feat. JPEGMAFIA

Editado no final de 2022, “DIRT” conta agora com um vídeo assinado por Alex Bortz. JPEGMAFIA é o grande foco no mais recente tema original editado por Y2K, com o multi-facetado artista de Baltimore a dar mais uma prova de que o seu talento encaixa em qualquer luva sónica, até mesmo num tema de estética EDM. Y2K é Ari David Starace, um produtor de Scottsdale, Arizona, que tem vindo a galgar terreno nos últimos anos e a cair nas graças de Doja Cat, bbno$ ou Ariana Grande, tudo nomes com os quais tem estado a trabalhar.


[Zacari] “Motions” feat. Ab-Soul

Numa semana que culminou com o lançamento de Audiodidactic, de Lance Skiiiwalker, foi Zacari o artista da Top Dawg Entertainment quem roubou a nossa atenção graças ao mel que fez escorrer no seu novo “Motions”, que tem Ab-Soul (com quem fez “DO BETTER” não há muito tempo) a assegurar o segundo verso. Sem qualquer confirmação sobre se a faixa fará parte de um futuro disco, resta aguardar para ver se é este o ano em que vamos ter o primeiro álbum do cantor que integra as fileiras da TDE, ele que até à data apenas nos brindou com um par de EPs e vários singles.


[Limp Bizkit] “Out Of Style”

Os Limp Bizkit voltaram às edições em 2021 com STILL SUCKS, longa-duração que teve este “Out Of Style” enquanto faixa inaugural, na qual podemos ouvir Fred Durst a dizer que a sua banda não pode corrigir o passado, apenas fazer os possíveis para que o amanhã seja melhor, numa possível alusão ao caos que criaram no Woodstock de 1999 quando deram a ordem de “Break Stuff”. Sem auréolas a levitar sobre as suas cabeças, os músicos do quinteto fazem-se passar por alguns dos lideres mundiais mais mediáticos do presente através da técnica deepfake e dão um concerto numa garagem em frente a um falso Tom Cruise, que se encontra a assar um conjunto de salsichas dispostas sob a forma de símbolo da paz.


[Vogue] Inside Erykah Badu’s Spiritual Home Studio Filled With Wonderful Objects

Já ouviram falar no The Badudio? O estúdio caseiro de Erykah Badu está agora à vista de todos no YouTube, através de uma visita guiada pela própria artista num vídeo para a Vogue. A revista de moda americana escolheu a cantora e compositora de Dallas, Texas, para a sua capa de Março e aproveitou a deixa para mergulhar mais a fundo no seu universo, num artigo em que fala da sua experiência enquanto assistente de parto ou do seu grau de mestre em terapia reiki. Num vídeo de quase 7 minutos, a Vogue permite-nos ainda deambular pelo espaço criativo da autora de Baduizm, colocando em evidência o feng shui presente nas diversas divisões e alguns dos instrumentos favoritos daquela que é uma das maiores vozes do neo-soul.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos