pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/12/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/12/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ab-Soul] “Do Better” Ao Vivo @ Vevo Ctrl

O futuro a Deus pertence e as certezas só vão chegar no final desta semana. Ab-Soul lança HERBERT na sexta-feira e, enquanto não sabemos se o rapper vai estar no seu melhor nível, há já um dado bem adquirido: “Do Better”, um dos singles que antecipam a chegada do disco, tem o rapper da Top Dawg Entertainment a exibir-se mais cristalino do que nunca e podia muito bem ser uma faixa assinada por Kendrick Lamar durante a temporada de To Pimp A Butterfly. A fasquia está bem lá no alto e a expectativa em torno de HERBERT torna-se ainda maior quando vemos o alinhamento do trabalho, entretanto partilhado nas redes sociais — contem com produções de Sounwave, DJ Premier, James Blake, Hit-Boy, Boi-1da ou DJ Dahi e convidados como Joey Badass, Big Sean, Jhené Aiko, Ambré ou SiR.


[ICECOLDBISHOP] “THE GOV’T GAVE US GUNS”

Ainda não tem qualquer LP editado e os poucos temas avulso que assinou já lhe valeram um lugar de destaque no hip hop. O futuro de ICECOLDBISHOP parece bem risonho, ainda para mais se tivermos em consideração que, de forma independente, já conseguiu um placement no A COLORS SHOW e parcerias com Kenny Beats ou Boldy James, por exemplo. A dica agora é “THE GOV’T GAVE US GUNS”, a faixa que o coloca pela primeira vez debaixo do tecto da histórica Epic Records, uma subsidiária da Sony Music Entertainment. Já só falta mesmo o álbum para lhe tirarmos as medidas por completo.


[Ambré] “Drake and Drive”

Para uns é Netflix and chill, mas para Ambré não há nada melhor do que “Drake and Drive”. A cantora de r&b que joga com as cores da Roc Nation lançou o seu 3000° em Junho e, no mês passado, viu OG Roc C a dar-lhe um twist nocivo a lembrar a estética chopped and screwed. Foi na edição original desse trabalho que encontrámos este “Drake and Drive”, agora também com direito a um videoclipe assinado por Jamar Harding, dado a conhecer no YouTube precisamente no mesmo dia em que foi anunciada como convidada de Ab-Soul em HERBERT.


[Jam Baxter] “Blink Twice For Yes”

Se se sentem reféns do mainstream, basta dar um sinal a Jam Baxter e aguardar por salvação. “Blink Twice For Yes” traz o rapper inglês de vota à nossa tela com alguns dos seus versos mais refinados sobre uma batida concebida por Jack Danz. A quinta peça do puzzle visual de Fetch The Poison, álbum que o trouxe de novo ao catálogo da Blah Records, foi-nos apresentada durante a semana passada com muitas tonalidades de verde, mesmo a apontar para o cariz laboratorial e viscoso de um dos MCs em melhor forma em solo britânico.


[A$AP Rocky] “Shittin’ Me”

Os videojogos continuam de mãos dadas com as sonoridades urbanas e a Electronic Arts é um dos estúdios que melhor sabe jogar com essa combinação entre música e adrenalina de comando na mão. Depois de mais uma excelente iniciativa nesse âmbito no FIFA 23, os holofotes estão agora sobre a banda sonora de Need For Speed Unbound. Além dos temas previamente editados (de gente como ROSALÍA, clipping. ou ICYTWAT) a grande surpresa vai para este inédito de A$AP Rocky, “Shittin’ Me”, com o artista de Nova Iorque a emprestar também alguns dos seus êxitos passados, como “Babushka Boi” e “Palace”.


[Xavier Wulf] “Still Will”

O som de Memphis voltou a piscar no mapa quando Xavier Wulf se exibiu em Blood Shore Season 3. Oito anos após o início da saga — os primeiros dois capítulos sairam em 2014, apetrechados com temas como “Psycho Pass” ou “Wulf Wood” — o MC recuperou a temática dos versos banhados a sangue para mais uma dose de rap vindo das masmorras em dez novos temas. “Still Will” é uma das faixas que se destacam pelo alinhamento e foi a escolhida para ser retratada por SHOTBYMIGGY num videoclipe que presta homenagem ao circuito do tuning e das corridas ilegais.


[DJ Znobia] DJ set @ Boiler Room

Foi uma semana em grande para a Boiler Room. A vibrante PinkPantheress actuou junto de vários amigos em Londres — e o vídeo do seu concerto é algo que vale sempre a pena recordar — enquanto decorria, também, um evento de maior escala que levou a plataforma a Luanda pela primeira vez, naquela que foi a montra perfeita para percebemos quais as frequências que andam a animar o povo angolano nos dias de hoje. O kuduro foi merecedor de um óbvio destaque, numa altura em que o mundo da música lusófona ainda chora o desaparecimento precoce de Nagrelha (d’Os Lambas), uma das vozes que mais iluminaram estas três noites de concertos e DJ sets. A prestação de DJ Znobia — ele que esteve bastante ligado aos Buraka Som Sistema na fase Black Diamond — foi a escolhida para surgir aqui destacada, mas há também registos de actuações de Titica, DJ Habias ou Noite e Dia para descobrir no canal YouTube da Boiler Room.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos