pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/07/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/07/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Pink Siifu] “SlowitDown” feat. Anwalk, Tyah, Remy Banks, Big Rube (prod. Noel Spiva & iiye)

Qual é a coisa, qual é ela, capaz de lançar um álbum com 18 faixas, adicionar-lhe mais 10 numa reedição de luxo e ainda retratar 15 delas no formato de vídeo? Pink Siifu é um dos nomes do momento no universo do ReB e está mesmo quase a aterrar no nosso país pela primeira vez — antes do concerto em Lisboa, dia 29 deste mês, existirá uma entrevista ao novo camaleão do hip hop norte-americano para ler nestas páginas. Em palco, o “mestre rosa” apresentará o aclamado NEGRO, mas por agora foquem-se neste “SlowitDown”, o mais recente single a surgir do seu último disco, GUMBO’!.


[Lunar C] “Any Given Wednesday” feat. Jehst

Quartas-feiras são extra-produtivas para Lunar C, rapper da Blah Records que assinou este ano MOST HIGH, um disco que, segundo o próprio, “é como a Bíblia, se o tocares de trás para a frente enquanto tomas um ácido”. A descrição surge em “Any Given Wednesday”, o mais recente videoclipe da saga e também um dos temas que mais expectativa causaram quando o LP foi anunciado, já que conta com o veterano Jehst a colocar o seu selo de qualidade no segundo verso.


[Meechy Darko] “Get Lit Or Die Tryin’”

Em 2003, a dica era “enriquecer ou morrer a tentar”. Quase 20 anos depois, Meechy Darko alterou a fórmula dada por 50 Cent para “Get Lit Or Die Tryin’” — e faz muito mais sentido assim. O rapper de Brooklyn é um dos três amigos que compõem os Flatbush Zombies e está agora a seguir as pisadas de Erick the Architect, o único do grupo que, até ao momento, já conta com alguns projectos em nome próprio. Gothic Luxury será a estreia de Darko nesse registo e a sua edição está marcada para o dia 26 de Agosto — “Get Lit Or Die Tryin’” sucede a “Kill Us All (K.U.A.)” na lista de avanços.


[Cardi B] “Hot Shit” feat. Kanye West & Lil Durk

A cena fica quente quando Cardi B assim bem o entende e se exibe ao seu melhor nível. Ao estilo de Jimmy Snuka, a artista criada no Bronx voa alto no verso inaugural de “Hot Shit”, tema que foi desvendado durante a última edição dos BET Awards e que serve de aperitivo para o sucessor de Invasion of Privacy. Lil Durk e Kanye West são os convidados de luxo assegurados pela MC no seu novo tema.


[DJ Muggs] “Street Made” feat. Scarface & Freddie Gibbs

Soul Assassins 3 parece estar armado até aos dentes. DJ Muggs começou por apontar para o projecto em Maio deste ano, quando juntou Method Man e Slick Rick na mesma faixa (em “Metropolis“). Desta vez, “Street Made” levou-o a servir as rimas de Scarface e Freddie Gibbs, outras duas lendas da cultura hip hop. Musicalmente, a faixa não chega aos três minutos de duração, mas a sua componente visual é bem mais longo que isso, e emula uma espécie de canal televisivo pirata numa era em que o dinheiro é puramente digital. A realização é do próprio “black goat”, em parceria com David Sakolsky.


[Meyhem Lauren] “Broken Rubberbands” (prod. Daringer)

Discípulo da “escola” que Muggs ajudou a cimentar, Daringer tornou-se relevante na praça do hip hop graças ao servir os instrumentais para o rap bélico da turma da Griselda por inúmeras vezes. Na semana passada, Meyhem Lauren anunciou-o como produtor integral do seu próximo disco, Black Vladimir, cujo lançamento está agendado para o dia 19 de Agosto. “Broken Rubberbands” é a primeira amostra do projecto, que vai somar contribuições vocais por parte de Conway, Action Bronson ou Westside Gunn.


[Logic] Vinyl Days Documentary

Chamou a atenção de meio mundo quando era ainda um artista independente, mas em 2014 deu o salto para a histórica Def Jam Recordings. Ao todo, foram 12 os LPs que o rapper de Maryland entregou à editora fundada por Russell Simmons e Rick Rubin, sendo que Vinyl Days, o seu mais recente, editado no mês passado, simboliza o adeus ao selo nova-iorquino. Vinyl Days Documentary retrata, por isso, os últimos dias do artista nessa afamada casa editorial e é uma longa-metragem realizada por JT Clemente, na qual podemos observar Logic a samplar as centenas de discos de vinil que Egon, braço-direito de Madlib e fundador da Now-Again Records, lhe enviou e que serviram de fonte para os samples que escutamos no álbum.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos