Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Black Josh] “The Birds”
Os rapazes da Blah já andam na estrada e a demanda está especialmente mais alta para os lados de Black Josh — há quatro concertos em vista para as próximas duas semanas e três deles até já se encontram esgotados. A corrida acontece na antecâmara que vai dar ao lançamento de Heartbreak Hostel, que acontece no dia 29 de Outubro. “The Birds” é o cartão de visita para a versão low budget do alojamento que destroçou Elvis Presley em ’56 e vai juntar-se a outras 14 faixas no alinhamento do disco, que regista aparições dos Cult Of The Damned ou de Lancey Foux pelo meio.
[Atmosphere] “Barcade” feat. Aesop Rock & MF DOOM
A última sexta-feira trouxe-nos WORD?, um novo álbum da dupla de Minneapolis, Atmosphere. Depois dos videoclipes para “Pressed”, “Clocked” e “Woes”, Slug e Ant apostaram numa animação conduzida por Rob Shaw para a mais recente entrada nesse capítulo: “Barcade” é o final boss que encerra a escuta do sucessor de The Day Before Halloween e conta com aquele que pode ter sido um dos derradeiros versos gravados pelo eterno MF DOOM, ele que surge aqui como convidado ao lado de Aesop Rock.
[The Alchemist] “Lossless” feat. MIKE
Era neste clima tenso e de cortar a respiração que gostávamos de nos ter cruzado com Alchemist no grande palco do Iminente na passada sexta-feira. Talvez seja para a próxima — já que o nosso país tem estado por tantas vezes na rota da sua agenda em anos mais recentes — numa qualquer catacumba de um clube por aí perdido. Até lá, continua a elevar-se o dinamismo de um veterano que atravessa um momentum interessantíssimo, a alimentar com beats os vícios de velhos amigos, como Vince Staples, ou a fomentar gerações mais recentes com são os casos de MAVI e MIKE, todos eles parte integrante de This Thing Of Ours 2, que saiu precisamente no dia em que o alquimista se voltou a apresentar em solo português.
[BADBADNOTGOOD] “Love Proceeding”
Parece que foi ontem que os vimos nascer por ali algures entre a barafunda do universo Odd Future. 10 anos depois — e agora no formato de trio — os BADABADNOTGOOD são um dos casos de maior inventividade dentro da esfera jazz, muitas vezes de braço dado com o hip hop, tendo já somado um sem-número de colaborações daquelas que “só nos sonhos” e publicado seis LPs de originais. O mais recente desses projectos de dimensão mais arrojada chegou-nos também no final da semana transacta e é por lá que reside este “Love Proceeding”, uma das várias colaborações com o compositor e maestro brasileiro Arthur Verocai para esse trabalho.
[Verb T & Illinformed] “Healing”
Mesmo com um álbum editado na recta final de 2020, Verb T e Illinformed não se coíbem de continuar a mostrar novo material — mesmo com The Land Of The Foggy Skies a manter-se na ribalta graças a “Low Notes”, que integrou a banda sonora do mais recente FIFA 2022. “Healing” junta-se agora a “Blind Faith” e “First Step” na lista de temas avulso que a dupla tem dado a conhecer deste Agosto último.
[Cordae] “Super”
Artista que esvazia os posts da sua conta no Instagram pode muito bem estar a preparar uma grande jogada. No caso de Cordae, a diminuição dos conteúdos que gere na mesma plataforma é sinal de que tem From a Bird’s Eye View na calha. O rapper da Carolina do Norte tinha dado o aviso em Abril, à boleia do curta-duração Just Until…., mas a situação muda de figura agora que emerge um novo single. Tudo aponta que o sucessor de The Lost Boy nos chegue aos ouvidos ainda este ano, para coroar uma jornada que o levou a contracenar com Nas, Eminem, Jack Harlow ou H.E.R. e ainda a contribuir com uma faixa inédita para a série da Netflix We The People.
[Mick Jenkins] “Contacts”
Está entre as escolhas da semana para da UPROXX e e Brooklyn Vegan e nem precisamos de escutar muito para perceber o porquê: Mick Jenkins aumentou a graduação das lentes de contacto e disseca o seu próprio oficio neste “Contacts”, a segunda amostra de Elephant In the Room, o longa-duração que lança pela Cinematic Music Group a 29 de Outubro. Atletico no flow, minucioso nas rimas e certeiro na escolha do instrumental. Já sabem o que a casa gasta:
“Don’t exaggerate I’m accurate this javelin throwin’
Tryna get my point across
Olympic preparations all these habits form
Elevated patterns, I can pace some pH balance off
Went against the wave but I’m no Hasselhof
Ain’t no more low-key I took the silence off”