pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/07/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/07/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Jaykae] “1000 Nights” feat. Jorja Smith

Pode o garage voltar a ser relevante em pleno 2021? A resposta está em “1000 Nights”, um novo single de Jaykae em jeito de storytelling e que conta com uma deliciosa participação da talentosa e cada vez mais versátil Jorja Smith. O sucessor de “Chop (Henry The 8th)” tem Ezrah enquanto produtor e foi apresentado em conjunto com um vídeo realizado por Luke Biggins, que ainda no final de 2019 esteve ao serviço de Chip, JME e Dizzee Rascal em “Ignite”.


[Shygirl] BLU

Mas no que toca à cena electrónica do Reino Unido, Shygirl é um nomes mais obrigatórios para se manter debaixo de olho. Em Janeiro já havíamos dado conta do seu “Tasty” mas as coisas só agora começaram a aquecer para os lados da cantora londrina. Durante a última semana, lançou a performance BLU, para a qual compilou algumas das malhas que integraram o seu registo de estreia, ALIAS, no formato live. Às cinco faixas já mais conhecidas pelo seu público, que tiveram Sega Bodega, SOPHIE, Kai Whiston, Karma Kid e Happa na produção, juntou-se ainda o seu mais recente single, “BDE”, que teve Slowthai como convidado.


[Grip] “Gutter” feat. Wara

A Shady Records continua no terreno à procura dos talentos mais quentes para reforçar os seus quadros, numa altura em que o hip hop domina mais do que nunca se mostra transversal tanto aos cultos provenientes do underground como às ondas sonoras mais talhadas para o universo pop. O novo pupilo de Eminem foi encontrado há três dias e chama-se Grip, um rapper de Atlanta que no último par de anos se mostrou ao mundo com um álbum e dois EPs — Snubnose, Halo e Proboscidea. “Gutter”, criado em parceria com Wara, é o seu tema de estreia pela label que, num passado recente, nos tem vindo a dar prendas musicais de Westside Gunn ou Boogie.


[Ski Mask The Slump God] “ADMIT IT”

Há que admiti-lo: Ski Mask The Slump God é um dos mais selvagens em cima dos beats neste momento. O MC da Flórida lançou o film noir que acompanha “ADMIT IT” no final da semana transacta, ainda na ressaca de Sin City The Mixtape, o trabalho que havia editado dias antes. Ao seu lado estiveram John Cunningham, Kenny Beats ou Ronny J (que assina o instrumental da faixa aqui em destaque), três dos nomes mais sonantes no contexto actual da produção de hip hop.


[Tyler, The Creator] CALL ME IF YOU GET LOST Ao Vivo @ Brooklyn

A má notícia? Tyler, The Creator foi um dos nomes que “cairam” durante o reagendamento do NOS Primavera Sound para 2022. A boa? O prolífico artista californiano assinou um espectáculo de pouco mais de uma hora em torno do seu mais recente CALL ME IF YOU GET LOST. Para evitar clickbaits desnecessários, fica aqui apenas um spoiler: Tyler não aguenta a ushanka na cabeça durante o concerto todo.


[HRSMN] “One Second” feat. Hus Kingpin

A tecnologia existe para tirarmos partido dela. Os vídeos de 360° já foram incorporados no YouTube há alguns anos mas não tem sido tarefa fácil encontrá-los com regularidade dentro da indústria musical. Foi preciso um empurrão dos veteranos Canibus, Kurupt, Killah Priest e Ras Kass, que em grupo respondem por HRSMN, para nos cruzarmos com este “One Second”, que transporta os quatro intervenientes (e respectivo convidado) para aquilo que poderia muito bem ser uma recriação da mansão de Resident Evil — não fossemos nós saber que os zombies não existem ouvem hip hop…


[MAVI] “Time Travel” Ao Vivo @ Kinda Neat

É uma das mais jovens e brilhantes mentes que militam na cena rap da actualidade. Em 2019 trouxe luz à nossa audição com Let The Sun Talk, um mês antes de contracenar com Earl Sweatshirt em “EL TORO COMBO MEAL”, e voltou aos discos no passado mês de Feverieiro com as cinco reflexões que compilou em END OF THE EARTH, cujo tema de abertura é este “Time Travel”. A interpretação ao vivo acontecer a propósito da sua ida ao podcast Kinda Neat, da qual resultou também uma longa entrevista que podem escutar aqui.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos