pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/01/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/01/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[scarlxrd] “LET THE WXRLD BURN.”

scarlxrd disse “olá” a 2021 da melhor maneira possível. O artista britânico, que percorre os mesmos caminhos trilhados por bandas de rapcore como Rage Against The Machine ou Korn, antecipou um novo álbum com “LET THE WXRLD BURN.”, como quem acha que o novo ano será ainda mais caótico que o seu antecessor. DXXM II, a sequela para um projecto editado em 2018, está nos planos do rapper para os próximos meses, ele que em 2020 nos brindou com os viscerais SCARHXURS e FANTASY VXID.


[Ameer Vann] “IDFIATOK”

Habituado desde cedo ao estrelato, ao lados dos BROCKHAMPTON, a carreira a solo de Ameer Vann parece não estar a corresponder às suas altas expectativas. Emmanuel, o seu EP em nome próprio de 2019 que sucedeu à separação do afamado grupo, é produto da mais fina colheita desse ano, mas os números que amealhou parecem ter ficado aquém do desejável, com o rapper a sentir que talvez seja a indústria discográfica que não está preparada para abraçar a sua arte. “IDFIATOK” traduz-se “I don’t fit in and that’s ok” e celebra um percurso marginal por parte de um talento promissor que insiste em brilhar para além do que lhe tem sido reconhecido.


[TH1RT3EN] Ao Vivo @ Tiny Desk (Home) Concert

E se vos disséssemos que Pharoahe Monch agora é frontman de um trio formado por Daru Jones (baterista umbilicalmente ligado ao som de Jack White e colaborador de artistas como Black Milk ou Talib Kweli) e Marcus Machado (prodígio da guitarra eléctrica que já acompanhou José James ou Bishop Nehru em discos)? A banda chama-se TH1RT3EN e estreou há um par de meses pela Fat Beats Records com “Fight“, um tema criado ao lado dos lendários Cypress Hill, embora o embrionário “Palindrome” tenha surgindo no seu catálogo ainda no decorrer de 2019, fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido peloa três músicos nos últimos cinco anos, conforme explicaram recentemente à NPR, que os convidou a entrar na rubrica Tiny Desk (Home) Concert. TH1RT3EN é sinónimo de música de combate racial e há agora três novos temas desvendados pelo trio nesta breve actuação digital — “The Magician”, “Cult 45” e “Scarecrow” — que se juntam ao já mencionado “Fight” no alinhamento. O disco de estreia, A Magnificent Day for an Exorcism, já está agendado para aterrar nas plataformas digitais esta sexta-feira, 22 de Janeiro e “666 (Three Six World Stories)” é outra amostra do projecto que podem ir rodando.


[Shygirl] “Tasty”

Apontada pela NME como uma promessa do club-rap futurista, “vinda das pistas de dança das cyber-raves de 2080”, o som de Shygirl está a fazer estremecer os speakers em terras de Sua Majestade. Se se sentem confinados entre quatro paredes, experimentem rodar ALIAS, o EP que editou já na recta final do ano passado, e rapidamente percebem que não há limitações de espaço que nos proíbam de mexer ao som de breakbeats acelerados, com vislumbres de strobes imaginários tal é o elevado grau de glitches impostos no projecto — não é por acaso que Sega Bodega, SOPHIE ou Kai Whiston surgem na lista de créditos enquanto produtores… “Tasty”, o seu mais recente single, evoca a mística sentida durante o auge da música de dança britânica na era das rádios pirata e coloca Shygirl na pele da rainha do seu país, no vídeo dirigido por Yasser Abubeker em colaboração com a própria cantora.


[Ghetts] “Skengman” feat. Stormzy

O clima aquece ainda mais no Reino Unido quando Ghetts (fka Ghetto) e Stormzy (recentemente anunciado como o primeiro artista a assinar pela nova ramificação inglesa da Def Jam) se cruzam numa faixa para falar sobre as leis que regem a vida nas ruas. Dois pesos pesados da cultura musical urbana da última década, a colaboração serve para antecipar Conflict of Interest, o próximo LP de Ghetts que é esperado para breve e vai incluir também os já revelados singles “Proud Family“, “Mozambique (com Jaykae e Moonchild Sanelly” e “IC3” (com Skepta).


[Chip] “10 Commandments”

Ainda em solo inglês, os termómetros batem temperaturas recorde quando Chip tenta desafiar a dupla anterior para um braço-de-ferro. Com Stormzy enquanto principal visado, “10 Commandments” foi dado a conhecer em menos de 24 horas após o lançamento de “Skengman” e fez as redes sociais pegarem fogo, ao trazer para 2021 a disputa entre os dois MCs, que se arrastou em posts, comentários e temas durante quase todo o ano de 2020. Não escolhendo apoiar quaisquer lados nesta troca de bitaites, a verdade é que tanto Chip como Stormzy vivem um óptimo momento de forma e as nossas colunas são quem mais sai a ganhar.


[Resident Advisor] Club Quarantäne 4

Uma da grandes iniciativas do último ano face à implementação da vertente clubbing no actual panorama de distanciamento social. A Resident Advisor arrancou com o projecto Club Quarantäne logo em Abril com uma maratona de música electrónica vinda de todos os quadrantes e que durou 42h, recebendo nomes como Fjaak, Ben UFO, Jayda G, Dax J ou Moma Ready atrás dos decks. A iniciativa chegou à quarta edição no final da semana passada e teve lugar no distante planeta “Qluto”, com uma atmosfera a 18 graus negativos de temperatura, que conseguiu captar transmissões alienígenas carregadas de techno vindas de Detroit. O momento foi captado durante um espectáculo audiovisual emitido para o YouTube e contou com as contribuições de Detroit in Effect, Roman Flügel, Valentina Luz e VTSS b2b DJ Spit.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos