pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Paris Texas] “FORCE OF HABIT”

Atenção aos Paris Texas. O par de Compton, composto por Louie Pastel e Felix, estreou-se em Fevereiro com “HEAVY METAL” e deixou desde logo bem clara a receita que dá consistência à sua música, um misto de rock e electrónica indie adoçados com uma mutação do rap característico da mesma cidade californiana que viu despontar nomes como Kendrick Lamar ou Dr. Dre. Agora com três faixas na rua — “FORCE OF HABIT” sucede a “SITUATIONS”, dado a conhecer no mês passado — os Paris Texas apontam ao primeiro projecto da carreira, BOY ANONYMOUS, que verá a luz do dia a 25 de Maio.


[Vince Ash] “On N’ On”

É impossível não notar as semelhanças com 2Pac no timbre da voz de Vince Ash, um jovem rapper de Indiana. Mais do que nostálgica, a sua música permite-nos sonhar como seria o estilo adoptado pelo malogrado autor de All Eyez On Me no actual panorama da cena hip hop.

Independentemente das comparações a um nome lendário, Vince Ash tem estado ocupado a fazer os possíveis para deixar o seu nome cravado na história da cultura urbana. Em 2018 estreou-se com Do or Die, trabalho acolhido por Jeff Weiss na sua POW Recordings. Vito, o seu segundo projecto, seguiu o mesmo caminho mas estendeu-lhe uma passadeira para que pudesse voar a maior altitude, já que a reedição de luxo saiu na última sexta-feira com um novo carimbo: Ash é agora um artista da Goliath Records, uma subsidiária da Interscope Records gerida por Paul Rosenberg, manager norte-americano e ex-CEO da Def Jam Recordings que ganhou fama ao lado de Eminem, tendo inclusive deixado a sua voz registada em inúmeros skits presentes nos discos da lenda de Detroit.


[MIKE] “Evil Eye”

Estamos cada vez mais próximos de um novo solstício de Verão e, por esta altura do campeonato, já todos devem ter em mente que isso significa a chegada de um novo disco de MIKE. Disco esse intitulado de, espante-se, Disco! e antecipado durante a última semana com este “Evil Eye”. Tal como weight of the world ou tears of joy, o novo álbum do MC de Nova Iorque sai pela sua 10k no dia 21 de Junho.


[Mndsgn] “Slowdance”

Já por aqui tínhamos avançado com a notícia que dava conta da vinda de um novo LP assinado por Mndsgn, produtor que é uma espécie de “faz tudo” dentro da casa da Stones Throw. Rare Pleasure será lançado a 4 de Junho e, depois da mostragem do do primeiro single, “Hope You’re Doin’ Better”, heis que chega agora um novo avanço, “Slowdance”, mesmo a combinar com os lindos dias de sol primaveril a que temos tido direito neste neste segundo round de desconfinamento.


[Shelley FKA DRAM] “Exposure” Ao Vivo @ The Late Show with Stephen Colbert

Lembram-se de DRAM? Sim, o autor de um dos singles mais virais de 2016, “Broccoli“, está de volta e responde agora por Shelley — Shelley FKA DRAM, se quisermos ser mais precisos. É também Shelley o título do seu próximo álbum, o segundo da carreira e o primeiro em cinco anos, ele que apenas conta com Big Baby DRAM no currículo. Mais maduro e próximo da estética soul tradicional, “Cooking With Grease” e “Exposure” são as primeiras amostras desse LP que se avizinha — marquem o dia 30 de Abril nos vossos calendários — tendo este último merecido destaque na rubrica musical de um dos últimos episódios de The Late Show with Stephen Colbert.


[ALLBLACK] “Ego” feat. Drakeo The Ruler & Kenny Beats

“Thank you for fucking with me” é a frase a que ALLBLACK costuma recorrer para agradecer aos seus colaboradores e ouvintes no final de algumas das suas faixas. Mais simplificado, TY4FWM é agora o título do seu próximo longa-duração, que está na calha para o dia 7 de Maio e está repleto de convidados sonantes. Além de Drakeo The Ruler e Kenny Beats, que o ajudam neste “Ego”, estão também confirmadas as presenças de Vince Staples, Guapdad 4000, Mozzy ou E-40 no sucessor de No Shame 3.


[Fivio Foreign] “Self Made”

Tem B.I.B.L.E. (Basic Instructions Before Leaving Earth), o álbum de apresentação, na calha para este ano mas já é tido com uma lenda viva do drill. Fivio Foreign é “Self Made” no mais recente avanço do seu tão esperado primeiro LP, que surge a meio de uma jornada gloriosa para o nativo de Brooklyn, ele que no último par de anos contracenou com gente como Pop Smoke, Drake, NAS ou King Von e foi distinguido pela XXL como uma das promessas do rap a ter em conta ao integrar a “turma de caloiros” de 2020 da revista norte-americana.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos