pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/01/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/01/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Jam Baxter] “Salsa Valentina”

Passaram pouco mais de dois anos desde que Jam Baxter alinhou pela última vez num longa-duração. Depois do aclamado Touching Scenes, aquele que é um dos rappers mais sombrios do plantel da High Focus ainda nos acenou com o EP Off Piste e esteve particularmente activo no apoio aos “irmãos” da Blah Records ao actuar como um dos protagonistas principais de Happy Hour At The Super Fun Time Party Dome Megamix 4000. Em 2021, mais precisamente na próxima sexta-feira, dia 1 de Fevereiro, a mudança de casa dá-se definitivamente com Obscure Liqueurs, o seu primeiro álbum a solo pela editora chefiada por Lee Scott, integralmente produzido por Sumgii. “Salsa Valentina” sucede a “Knee In Face“, dado a conhecer em Setembro passado, na lista de avanços.


[Timor Ysf & ProfJam] “Mudo de Vida”

ProfJam está a mudar de vida, que é como quem diz que está a distribuir jogo depois de ter assistido ao desmembramento da sua Think Music, uma das editoras mais importantes para o hip hop nacional nos últimos anos. Depois de ter perfumado “L.O.M.“, tema dos MOBBERS que contou também com o input de T-Rex, Mário Cotrim assina uma nova e, talvez, inesperada colaboração, desta vez com Timor Ysf, rapper que nos habituámos a ver ao lado de Piruka. A vibe agora é UK drill e para isso a dupla requisitou os serviços de Felino para recriar a estética de 808Melo, o produtor que atravessou o Atlântico para infectar Brooklyn com a sua sonoridade por intermédio de Pop Smoke.


[Joey Bada$$] “Let It Breathe”

Por mais voltas que a sua carreira dê, Joey Bada$$ continua a ser figura de proa no movimento de resistência do boom bap. “Let It Breathe” parte de uma batida do artesão Statik Selektah, um especialista da área, e foi dado a conhecer no dia em que o mentor da Pro Era celebrou o seu 26º aniversário. Para já, esta é apenas uma faixa avulso, não havendo ainda fumo branco quanto a um possível sucessor do já distante ALL-AMERIKKKAN BADA$$. No último par de anos, Joey liderou o colectivo Beast Coast em Escape From New York e ofereceu-nos um pacote de três músicas intitulado The Light Pack. O seu próximo plano passa pela representação e é ele o protagonista principal da curta-metragem Two Distant Strangers, cujo trailer foi revelado há um par de semanas.


[Deb Never] “Someone Else”

Surgiu nas malhas digitais há mais ou menos três anos e foi prontamente “agarrada” por Shlohmo, que a levou numa breve viagem pela sua WEDIDIT da qual resultou um EP com produçõesde D33J, Dylan Brady, Jeff Kleinman e do próprio Shlohmo. Em 2020 voltou a ser artista independente e teve como aliado Kenny Beats no tema “Stone Cold“, que apesar de promissor remeteu a artista de Los Angeles novamente para as sombras, ao ponto de editar sorrateiramente uma breve colecção de “canções de quarentena” através do Bandcamp.

De volta às grandes montras das plataformas de streaming, “Someone Else” é o primeiro resultado audível da cantora após uma mudança para Londres para trabalhar de perto com Michael Percy e conta também com o contributo de Jam City, produtor que tem estado ao serviço de gente como Joji ou Kelela.


[Benny Sings] “Nobody’s Fault” feat. Tom Misch

Não nos têm faltado singles de Benny Sings desde que, em 2019, se estreou pela Stones Throw Records com o álbum City Pop. Desde então, o polivalente músico holandês já trocou as voltas a “Passionfruit“, um original de Drake, recebeu Mac DeMarco em “Rolled Up” e ofereceu-nos conforto com temas como “Music” ou “Sunny Afternoon“. Desta vez apresenta-se ao lado do britânico Tom Misch neste “Nobody’s Fault”, que antecipa um novo disco apontado para sair no dia 9 de Abril pela editora californiana.


[Verbz & Mr Slipz] “Hope” feat. Nelson Dialect

Radio Waves foi o culminar de dois anos de trabalho árduo, desenvolvido por Verbz e Mr Slipz para a High Focus Records. O álbum saiu a 13 de Novembro de 2020 compilou cerca de 1h20m de música, tendo como convidados alguns dos rappers mais entusiasmantes da cena independente britânica, com Fliptrix, Datkid ou Coops à cabeça. No arranque de 2021 a dupla apostou na edição dos instrumentais que compuseram o LP e continuam a promover o projecto com novo material visual. O mais recente videoclipe é este “Hope”, no qual participa Nelson Dialect.


[Larry June] “Dear Winter” feat. Jay Worthy

Com uma composição do pianista norte-americano Weldon Irvine como pano de fundo, “Dear Winter” pisca o olho ao um clássico de Memphis Bleek, “Dear Summer“, que teve Jay-Z enquanto convidado. O mais recente single a saltar do alinhamento de NUMBERS volta a juntar Larry June ao amigo Jay Worthy e coloca os dois MCs a trocar versos sobre a vida no bairro, comida e mulheres.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos