pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/01/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/01/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Dizzee Rascal] “Don’t Be Dumb” feat. Ocean Wisdom

Aos 36 anos, Dizzee Rascal está a reinventar-se para voltar a entrar na roda dos pesos-pesados da música made in UK. Em E3 AF, o seu último trabalho, a procura por novas fórmulas traduziu-se numa extensa lista de colaborações — oito das dez faixas têm um ou dois convidados. Ocean Wisdom, que já se tinha cruzado com o veterano em “BLESSED“, devolveu o favor ao entrar a todo o gás neste “Don’t Be Dumb”, um dos temas do ano passado para a Clash, que volta a trazer o disco para a ribalta neste arranque de 2021 graças a um videoclipe assinado por Louis Mackay, realizador que tem elevado a cultura urbana em diversos projectos desenvolvidos para marcas de grande calibre como a Levis, Puma, Off-White ou Primark.


[slowthai] “MAZZA” feat. A$AP Rocky

slowthai une esforços com A$AP Rocky para provocar o caos total num novo avanço do seu próximo disco, TYRON, que nos há-de chegar às mãos no início de Fevereiro. O rapper de Harlem é um dos nomes mais cintilantes no alinhamento do sucessor de Nothing Great About Britain, onde brilham também Skepta, James Blake, Denzel Curry ou Domink Fike. Aos comandos do surreal acompanhamento visual da faixa ficaram os THE REST, a equipa que trabalha frequentemente ao lado do artista de Northampton e que já fez magia em peças como “BB (BODYBAG)“, “Gorgeous” ou “Doorman“.



[Small Bills] “Banneker’s Almanac”

E L U C I D evoca o nome de Benjamin Banneker para nos esfregar na cara de que, dois séculos após a sua luta pela igualdade racial, ainda temos muito que progredir enquanto sociedade nesse capítulo. O clima do tema que fez parte de Don’t Play It Straight reflecte-se no vídeo criado por Joseph, um retrato do medo e da opressão constantes de quem se vê obrigado a sofrer e protestar no silêncio.


[Sniff] “Song Of The Year” feat. Danny Lover & Lee Scott

Sniff e FORMZ formaram dupla em Later Than Never, um dos álbuns editados pela Blah Records em 2020 e que continha um autoproclamado “Song Of The Year”, uma combinação de luxo para os amantes de flows arrastados na companhia dois dos mais apreciados MCs do underground britânico dentro desse registo, Danny Lover e Lee Scott.


[Ângela Polícia] “Isto Vai Arder!”

Fruto de uma parceria com a Newman, o novo videoclipe de Ângela Polícia traz-nos memórias da sua grande estreia em disco, Pruridades, editado pela Crate Records em 2017. Apesar da idade, o som e a mensagem de “Isto Vai Arder!” continua a fazer-nos sentido em 2021 mas o seu novo acompanhamento visual parece já estar alguns anos à frente, esculpido essencialmente através de técnicas associadas ao universo 3D.


[Ciscero] “Beautiful Mind” feat. Oddisee (prod. Tee-WaTT, Latrell James & J.Robb)

Ainda longe de ser um nome que habite frequentemente na ponta das nossas línguas, Ciscero tem estado a desenvolver o seu catálogo nos últimos anos à boleia de singles e de participações em álbuns de outros colegas. Depois de ter recebido os inputs de GoldLink, Masego ou Caleborate em temas anteriores, o rapper faz-se acompanhar de Oddisee, um dos nomes que ajudaram a cimentar o estatuto da Mello Music Group, neste “Beautiful Mind”.


[ZelooperZ] “Fiesta Fiesta” (prod. F1LTHY)

Colega de Danny Brown na Bruiser Brigade — e a quem foi buscar muita da sua inspiração — ZelooperZ tem tentado passar a energia do amigo mais velho para o espectro do trap lo-fi, que já lhe vale um certo estatuto de culto entre os artistas da nova geração. “Fiesta Fiesta” é a primeira música que dá a conhecer este ano, ele que esteve imparável em 2020 ao somar três novos LPs.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos