pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[KAYTRANADA] “10%” feat. Kali Uchis

KAYTRANADA regressa ao espírito festivo da cena ball culture dos anos 70 no vídeo que retrata “10%”, principal single do mais recente álbum do canadiano e a quarta colaboração com a autora de Isolation. A faixa foi construída pelo produtor com recurso ao break intercalar de “Love Thang”, das First Choice, e conta com linhas de baixo e teclas bem ao estilo de KAYTRA, capaz de levar as estéticas da soul e da disco até pontos mais distantes da nossa galáxia. Depois de se arranjar em frente a um espelho, Kali Uchis chega a tempo de recolher a sua percentagem da festa organizada pelo homem do leme de Bubba.


[Griselda] “Cruiser Weight Coke”

Se pensavam que já não havia muito mais para oferecer por parte da turma da Griselda depois de terem contado com um videoclipe realizado pelo lendário Hype Williams, estavam redondamente enganados. O tridente ofensivo da street label de Buffalo, Nova Iorque, regressou ao disco de estreia pela Shady Records para nos oferecer um novo visual, desta vez para “Cruiser Weight Coke”. Conway The Machine dá início à compra do pó branco, Benny The Butcher corta o produto aplicando-lhe um twist de trap e Westside Gunn distribui e recolhe os créditos da sua equipa, disparando para o ar para alertar todos aqueles que podem estar a planear uma emboscada ao trio durante a jogada.


[Denzel Curry & Kenny Beats] UNLOCKED

Whoa, Kenny! Um dos produtores mais entusiasmantes do momento uniu forças com aquele que é um dos MCs mais completos da sua geração. UNLOCKED continua a saga que começou no último episódio da primeira temporada de The Cave, no qual Denzel Curry se aliou a Kenny Beats para uma sessão de improviso naquele que é de momento um dos estúdios mais cobiçados do planeta. Além da enorme tareia de rimas e frequências graves, como ambos tão bem nos têm habituado, UNLOCKED foi ainda apresentado enquanto video-disco numa ambiciosa animação de 24 minutos, que coloca os dois artistas dentro de um computador em busca por ficheiros perdidos.


[Holly Hood] “Some” feat. Gson

O tempo passa, Sangue Ruim demora a chegar mas Holly Hood mantém-se igual a si mesmo. A fábrica de hits personalizada da Superbad continua a levantar o véu ao seu próximo disco single a single e “Some” é a mais recente amostra desse sucessor de O Dread Que Matou Golias. Com Cheezy Ramalho na realização, “Some” sucede a “Miúda” e tem a participação de Gson. Fica oficializada a dupla mais pesada da Linha da Azambuja.


[King Krule] “Alone, Omen 3”

Dia cinzento e invernal na margem do Rio Tamisa. É neste quadro que encontramos King Krule no mais recente avanço do seu próximo Man Alive!. O sucessor de The Ooz já não tarda a chegar, com a XL Recordings a avançar com a edição a 21 de Fevereiro. Jocelyn Anquetil estreia-se ao lado do músico britânico na realização da sua nova peça audiovisual, que segundo confessou à DAZED, contém vários detalhes apenas ao alcance dos mais atentos.


[GRAFH] “Semi”

A promoção de Oracle III arrancou em Setembro último — “Blow” teve Benny The Butcher enquanto convidado — mas quis o destino que GRAFH se juntasse a Flee Lord em Dirty Restaurant, em Dezembro de 2019, antes da sua nova investida a solo. “Semi” coloca o plano novamente em andamento e, depois de uma aula de MCing em três minutos que não conta na tracklist do álbum, sabemos agora que Oracle III já está na calha para aterrar na Internet a 6 de Março. Conway The Machine é o outro enviado da Griselda a dizer “presente” no projecto, que também tem Hopsin, Crooked I ou Bun B na lista de créditos.


[Boldy James & The Alchemist] “Scrape The Bowl” feat. Benny The Butcher

Detroit deu uma dentada na Grande Maçã. Que é como quem diz, Boldy James oficializou a sua ligação à nova escola do boom bap que opera a partir de Nova Iorque e convidou um dos seus mais exímios praticantes para o ajudar. Benny The Butcher é um dos intervenientes de peso em The Price Of Tea In China, o segundo longa-duração que Boldy James partilha com The Alchemist. O disco chegou às plataformas digitais apenas dois meses após o EP que voltou a juntar a dupla, BOLDFACE. “Scrape The Bowl” é o mais recente videoclipe a surgir do álbum que foi editado na passada sexta-feira e que contou ainda com Vince Staples, Freddie Gibbs e Evidence no ambicioso lote de convidados.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos