7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Stormzy] “Wiley Flow”

O nível de consistência que encontramos nos últimos singles de Stormzy fazem-nos antecipar que o sucessor de Gang Signs & Prayer tem tudo para se tornar num clássico instantâneo do Reino Unido. “Wiley Flow” é uma homenagem ao “pai do grime”, o género musical que atravessa uma fase de renascimento, com nomes como slowthai ou Ocean Wisdom a juntarem-se a Stormzy na lista de praticantes que ajudam a que o som de Londres volte a ter a atenção que merece. “Vossi Bop”, “Crown” e “Sounds Of The Skeng”, os anteriores lançamentos do rapper, são já matéria de estudo obrigatório neste ano de 2019.


[Freddie Gibbs & Madlib] “Half Manne Half Cocaine”

2019 ficará também marcado como o ano da invasão de Madlib a Portugal, com o lendário produtor a encabeçar o cartaz da edição de estreia do ID_NO Limits, tendo, mais tarde, regressado ao nosso país acompanhado de Freddie Gibbs para apresentar ao vivo Bandana no Vodafone Paredes de Coura, o tão aguardado segundo álbum da dupla que em 2014 nos tinha dado Piñata. “Half Manne Half Cocaine” é o mais recente single a sair desse novo disco, e conta com a presença de Eric Andre no videoclipe. O tema foi ainda alvo de uma edição limitada em vinil, exclusiva para os clientes da Rapcats, em conjunto com “Palmolive” e ainda um par de beats inéditos de Otis.


[Julinho KSD, Yuran & Trista] “Vivi Good”

Depois de Bispo, Landim ou GROGNation, Mem Martins volta a estar no mapa graças ao colectivo Instinto 26, no qual militam Julinho KSD, Yuran, Trista e Kibow. Os três primeiros são os escolhidos para dar voz ao novo “Vivi Good”, a primeira faixa do grupo pela Sony Music Entertainment Portugal, editora major com a qual assinaram recentemente um acordo. O novo single segue a estética adoptada pelos mais recentes temas a solo de Julinho KSD, “Sentimento Safari” e “Hoji En Sa Tá Vivi”, que têm acumulado milhões de reproduções nas principais plataformas de streaming.


[Lee Scott & Jam Baxter] “WHO’S UR M8” (prod. Dirty Dike)

Lee Scott e Jam Baxter unem esforços em Happy Hour at The Super Fun Time Party Dome Megamix 4000, um antecipado álbum colaborativo que foi editado na passada sexta-feira. A dupla começou por desvendar o projecto em Julho com o videoclipe para “FML (After Hours Mix)”, sendo este “WHO’S UR M8” o segundo single desse trabalho. Dirty Dike, rapper e produtor da High Focus Records, é quem assina o instrumental da nova faixa em destaque.


[Rapsody] “Oprah” feat. Leikeli47

Ao olharmos para a lista de colaboradores creditados em Eve, a nossa atenção prende-se instantaneamente neste “Oprah” pelo dueto inesperado entre Rapsody e Leikeli47, duas MCs dotadas de uma grande flexibilidade lírica mas que jogam em campeonatos sónicos bastante distintos. A verdade é que a parceria funcionou às mil maravilhas e é uma das surpresas mais positivas do mais recente álbum da artista protegida de 9th Wonder na Jamla Records e foi agora servida com o devido acompanhamento em vídeo. Eric G é o nome que surge creditado na produção da música, que tem também inputs por parte de Terrance Martin e Reyna Biddy.


[Cookin Soul] WHATEVA VOL 2

O espanhol Cookin Soul é um dos artistas europeus que mais se têm aproximado do mercado do hip hop norte-americano. Conhecido pela técnica apurada para o corte e costura de samples, o produtor editou este ano os dois volumes da saga WHATEVA em que explora o processo de remistura de temas já lançados por outros artistas. Lançado em Julho no Bandcamp, WHATEVA VOL 2 está agora disponível também em vídeo e compila novas versões para faixas de Tyler, The Creator, Westside Gunn ou Action Bronson.


[Aphex Twin] Ao Vivo @ Red Bull Music Festival 2019, Londres

Até parece mentira. Richard David James, um dos nomes de culto na cena electrónica global, partilhou um longo vídeo que recupera as duas horas de set que preparou para o Red Bull Music Festival 2019, que aconteceu no fim-de-semana passado em Londres. O que também parece mentira é que este foi o primeiro espectáculo de Aphex Twin na capital britânica dos últimos 10 anos. A actuação foi gravada no Printworks com a ajuda de 10 câmaras e contou também com a presença de Weirdcore no manuseamento dos visuais glitchy. 

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira