7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Scorp & DONTLIKE] “Straight Edge”

Após ter editado a mixtape UMPORUM no ano passado, para a qual contou com a ajuda de Stereossauro, Scorp está de volta aos projectos, desta vez ao lado de DONTLIKE, jovem produtor das Caldas da Rainha que o vai acompanhar no próximo trabalho original, Asa de Mosca, sucessor de Apontamentos, lançado em 2015. A dupla já se havia juntado em “Lo Bando” mas o foco vai agora para este novo “Straight Edge”, o primeiro avanço do próximo LP de Scorp que, barra atrás de barra, nos prende a atenção para o que se avizinha.


[Classe Crua] “A Minha Praia” feat. Sam The Kid

A estreia de Sam The Kid no auto-tune tem tudo para se tornar num dos melhores refrões de 2019. O histórico MC e produtor de Chelas produziu um álbum inteiro para Beware Jack mas não deixou de nos abençoar uma vez mais ao microfone neste “A Minha Praia”, que agora conta com um videoclipe assinado por Francisco Gomes.


[Wet Bed Gang] “iNrresponsável” (prod. Charlie Beats)

Em primeiro lugar nos vídeos mais populares em Portugal, os Wet Bed Gang foram os reis da Internet na semana que passou. Realizado por Thomas Zimmermann, “iNrresponsável” está repleto de referências às mais recentes tendências da esfera digital: começa com um excerto da participação do grupo no programa de YouTube Erro Crasso, tem como base os rostos envelhecidos que inundaram as redes sociais por intermédio da FaceApp e contém um curto sketch feito em parceria com o comediante Pierre Zago. Como não amar?


[Ocean Wisdom] “4AM”

Depois de dois discos editados pela High Focus Records, Ocean Wisdom criou a sua própria marca no final do ano passado, a Beyond Measure Records, que viu nascer na semana transacta o seu primeiro lançamento. “4AM” é uma produção de Kostaki e sucede à estreia do rapper no palco do mítico Glastonbury.


[Verb T & Pitch 92] “Cold Case” feat. TrueMendous

Com ou sem Ocean Wisdom, a High Focus não deixa de dar cartas e a fasquia da qualidade mantém-se elevada. Na mesma semana em que o “patrão” Fliptrix lançou o vídeo de “Thriller”, Verb T e Pitch 92 deram-nos a conhecer o primeiro single de Question Of Time, um álbum que está a ser cozinhado a quatro mãos, com lançamento previsto para o mês de Agosto. TrueMendous, uma das mulheres mais fortes no pen game do Reino Unido, não deixou a dupla mal servida com o verso de encerramento da faixa.


[Ângela Polícia] “Huawei” feat. Razat

Dono de uma rica e mui extensa obra a solo, o desaparecimento de Razat, há praticamente um ano, não fez parar os lançamentos das produções que sobraram no arquivo digital de uma das mentes mais brilhantes que o beatmaking nacional viu nascer. Uma das marcas póstumas de Razat estão cravadas em Apùtece​-​me!, o novo álbum de Ângela Polícia, que se estreou a solo sob a sua alçada na agora estagnada Crate Records, como é o caso deste “Huawei”.


[A$AP Ferg] “Floor Seats”

Realizado pelo francês Valentin Petit, “Floor Seats” é um novo avanço e também o tema-título do próximo EP de A$AP Ferg, que conta com Roofeeo — beatmaker que tem colaborado com 6LACK, Post Malone, Buddy, Lil Wayne ou Ski Mask The Slump God — nos créditos do instrumental. Floor Seats irá suceder a Still Striving, de 2017, e a data da sua edição é ainda um segredo.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)