7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Danny Brown] Ao vivo @ Primavera Sound, Barcelona

Começam a chegar os festivais de Verão. Nos últimos anos, a versão portuguesa do Primavera Sound tem-se destacado como um dos maiores aglomerados de talentos do circuito musical alternativo no nosso país e 2019 não foi excepção. Danny Brown terá sido, certamente, um trunfo importante na hora de decidir se havíamos de arrancar ou não para o Porto, ele que está neste momento a meio de uma digressão que antecede a edição do seu próximo álbum. Se não o puderam apanhar no Parque da Cidade, a sua passagem pelo Primavera Sound, em Barcelona, foi disponibilizada no YouTube para ver e rever. Mas há mais: as actuações de NAS, Modeselektor, Beak, Junglepussy ou Stereolab também podem ser encontradas no canal do festival.


[DJ Premier] “Headlines” feat. Westside Gunn, Conway & Benny

Daringer tem feito um trabalho extraordinário ao servir incansavelmente a maior parte das batidas que compõem as obras de Westside Gunn, Conway e Benny, beatmaker que serve de pilar da irreverente Griselda Records. Mas há também um lote de produtores lendários que facilmente surgem na lista de desejos de qualquer MC, colaborações apenas ao alcance dos melhores spitters em actividade. Com o álbum de estreia pela Shady Records, de Eminem, em mãos, o trio de Buffalo assina mais uma página de história ao trabalhar lado a lado com DJ Premier neste poderoso “Headlines”, depois de já ter conquistado a confiança de produtores como Alchemist, Statik Selektah, Pete Rock, Khrysis, DJ Green Lantern, Apollo Brown ou DJ Muggs.


[Skepta] “No Sleep” @ A COLORS SHOW

O mercado do Reino Unido tem estado implacável neste ano de 2019 e, depois de termos tido a oportunidade de escutar trabalhos de slowthai, Loyle Carner ou Datkid & LEaf Dog, chegou a vez do veterano Skepta colocar o público em sentido com a edição de um novo LP. Ignorance Is Bliss não deverá sair dos nossos auscultadores tão cedo e “No Sleep”, um dos temas mais viciantes do disco, chegou agora ao prestigiado palco do A COLORS SHOW numa versão que mereceu uma atenção especial no tratamento visual da rubrica, a condizer com o artwork que Skepta escolheu para servir de rosto do seu mais recente projecto.


[Lady Leshurr] “Your Mr”

Melesha Katrina O’Garro começou a dar cartas no YouTube no arranque da presente década através de vários vídeos amadores que compilavam algumas das suas melhores “barras”. Em 2015 deu início a Queen’s Speech, uma saga de seis episódios que a colocou nas bocas do mundo, traduzindo-se em centenas de milhões de reproduções geradas no catálogo digital da rapper de Kingshurst. Ainda sem um álbum de estreia, Lady Leshurr conta com várias mixtapes editadas e “Your Mr” é o seu terceiro tema solto em 2019, dado a conhecer após “Pretty Little Thing”, tema que will.i.am lançou em Maio e que contou com o seu contributo.


[Meek Mill] “Oodles O’Noodles Babies”

Depois de ter dado a conhecer o videoclipe de “Going Bad”, ao lado de Drake, em Fevereiro, Meek Mill regressa ao seu último disco para recuperar “Oodles O’Noodles Babies”, agora apresentado sob a forma de uma curta-metragem que destaca as dificuldades vividas pelos jovens afro-americanos em condições económicas e sociais mais delicadas. Championships foi o primeiro álbum editado pelo rapper de Filadélfia após a saída da prisão e foi alvo de escuta atenta pela redacção do Rimas e Batidas, com direito a crítica assinada por Moisés Regalado.


[Blu & Oh No] “Pop Shots”

Blu encontrou um novo parceiro com beats à altura das suas rimas. As produções de Oh No estimularam o MC californiano a puxar dos galões em A Long Red Hot Los Angeles Summer Night, álbum colaborativo que regista alguns dos melhores versos assinados por Johnson Barnes nos últimos anos. “Pop Shots” sucede a “The Lost Angels Anthem” na lista de singles extraídos do LP editado no passado mês de Março.


[Styles P] “Push the Line” feat. Whispers & Sheek Louch

David Styles é uma das lendas vivas do hip hop nova-iorquino, membro do trio The LOX, no qual coabita com Jadakiss e Sheek Louch. O rapper de Yonkers tem estado particularmente activo no último ano, carimbando as edições dos álbuns G-Host, Dime Bag e, mais recentemente, S.P. the GOAT: Ghost of All Time, do qual é extraído este “Push the Line”.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira