7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Freddie Gibbs & Madlib] “Crime Pays”

Freddie Gibbs não está para brincadeiras e mantém-se incisivo naquele que conta como o segundo avanço de Bandana, o álbum que sucede à sua primeira colaboração com Madlib, Piñata, de 2014. Jeezy e A$AP Rocky são dois MC visados por Kane em “Crime Pays”, que está repleto daquele coke rap ao qual nos tem habituado. O videoclipe, que recupera uma cena western de blaxploitation, ficou a cargo de Nick Walker, um habitual colaborador do rapper de Gary, Indiana, e aterrou no YouTube junto da confirmação da data de edição de Bandana. Depois do disco sair, a 28 de Junho, podem ainda apanhar Kane & Otis ao vivo no Vodafone Paredes de Coura, dia 17 de Agosto.


[Skepta] “Greaze Mode” feat. Nafe Smallz

“Greaze Mode” foi o tema escolhido por Skepta como terceiro e último avanço antes da edição do seu mais recente longa-duração. Lançado na passada sexta-feira, Ignorance Is Bliss é um dos discos que merecem toda a vossa atenção durante os dias que se seguem, uma nova prova de que o rapper londrino, como pioneiro da cena grime britânica, ainda se consegue manter relevante nos dias que correm. Matt Walker, que assinou os videoclipes de “Hipocricy” ou “No Security”, volta a colaborar com Skepta no novo single, imaginando-o como protagonista de um assalto a um banco que termina de uma forma menos positiva. 


[Ângela Polícia] “Flex!” (prod. Pesca)

Pesca auxilia Ângela Polícia na sua mais recente faixa a solo. “Flex!” tem tudo para ser uma das bandeiras do underground nacional neste ano de 2019 e serve de pontapé de arranque a uma jornada de maior dimensão: o artista de Braga está a ultimar os detalhes de Apùtece-me!, o segundo trabalho de originais que vai chegar ainda durante este mês de Junho.


[OSHUN] “Blessings on Blessings”

Cultura, política e espiritualidade são alguns dos pratos do dia da dupla formada por Thandiwe e Niambi Sala, que assinam enquanto OSHUN. As artistas de Washington editaram o primeiro disco, bittersweet vol. 1, em Abril de 2018, assinalando a estreia ao vivo no nosso país um par de semanas depois. “Blessings on Blessings” é um dos temas que fez parte do alinhamento desse longa-duração e antecipa o regresso das OSHUN a Portugal, no dia 16 de Julho, para se apresentarem no Musicbox.


[Curren$y & Jay Worthy] “Payback” (prod. Sean House)

Depois de um 2018 repleto de edições, Curren$y ainda dá provas que as rimas que reserva no seu caderno estão longe de se esgotar. 2019 arrancou com o líder da Jet Life a dividir o microfone com Wiz Khalifa em 2009, tendo logo depois formado um trio com Jay Worthy e Sean House, em Umbrella Symphony, do qual é extraído este “Payback”. Em Maio, Statik Selektah serviu o rapper de Los Angeles em Grand Turismo e algo nos faz pensar que os seus planos musicais para este ano não se vão ficar apenas por aqui…


[38 Spesh] “5th Shot”

No revivalismo do boom bap nova-iorquino, 38 Spesh é, a par de nomes como Westside Gunn, Conway ou Benny The Butcher, um dos pilares desta nova geração de MCs que voltam a colocar a força da palavra e o street knowledge no topo das suas prioridades. “5th Shot” é uma das músicas que foram incluídas em 5 Shots, o EP que serviu de pontapé de saída em 2019 para o rapper de Rochester. Logo em Fevereiro, 38 Spesh editou o álbum 38 Strategies Of Raw, que até já foi sucedido por The Trust Tape 3, dois meses depois.


[Eminem & Proof] Freestyle @ Tim Westwood TV

Apesar de viver no Reino Unido, Tim Westwood é um dos hosts mais adorados do hip hop à escala global, e possivelmente dono de um dos baús de relíquias mais valiosos de todos os tempos. Como prova disso, são vários os throwbacks que o apresentador traz para o seu canal no YouTube, recuperando alguns conteúdos que acabaram por não ver a luz do dia no seu devido tempo. E não é por não terem qualidade suficiente, conforme podemos comprovar nesta sessão de improviso inédita, protagonizada por Eminem e o seu saudoso braço direito Proof em 1999, que nos mostra dois MCs sedentos por microfone e habilidosos na arte de manusear e brincar com as palavras.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira