1º Festival Rimas e Batidas: a noite das 16 barras

Começámos com as jovens mulheres, atravessámos o negrume da electrónica e aterramos em definitivo nas rimas. O 1º Festival Rimas e Batidas chega hoje ao fim com um dia dedicado ao hip hop expressado em português.

O último dia do evento é composto pelos rappers que vão marcando o seu nome no movimento de norte a sul. Mike El Nite e ProfJam representam a ASTROrecords on stage, Slow J é o rookie do ano e merece atenção especial (até porque vai estrear o primeiro vídeo de The Free Food Tape EP no S. Jorge), Prodígio vem subindo a pulso e é um dos nomes fortes do colectivo Força Suprema e do hip hop made in Linha de Sintra. Blasph com Beware Jack prometem trazer o melhor da união entre Margem Sul e Odivelas com a apresentação de um novo projecto.

Fica também a nota para o início da festa às 18 horas com mr_mute no foyer do S. Jorge, onde também se encontra uma exposição de arte gráfica de Carlos Quitério. A after party é n’ o 36, também com mr_mute.

 


 

[BLASPH + BEWARE JACK]

Juntos vão lançar O Processo. Separados têm vindo a cimentar as suas posições entre os MCs mais competentes do hip hop português. Blasph e Beware Jack são dois liristas que assumiram posições de destaque aquando do lançamento dos seus últimos álbuns – Frankie Dilúvio Vol.1 e A Memória do Futuro, este último um álbum de Bling Projekt, colaboração de Beware e DJ X-Acto. Esta será a sua primeira apresentação d’O Processo e é uma oportunidade de ver em primeira mão ao vivo as canções escritas a duas mãos.

 


 

[MIKE EL NITE]

Mike El Nite abriu os horizontes do mundo rap português quando se encontrava fechado numa sonoridade mais clássica. Rusga para concerto em G menor é só por si um marco e contém egotrip, referências a videojogos e batidas viradas para o futuro. Antes desse lançamento, o MC de Telheiras já tinha lançado Trocadalhos do Carilho Vol.1, uma espécie de entrada para a refeição que viria a seguir.

Este ano, Mike El Nite já lançou novo EP – Vaporetto Titano – e conta com várias colaborações para projectos de outros produtores e MCs portugueses como Corona, Holly, Ghost Wavvves ou L-ALI. As suas influências são parte importante da persona musical – A$AP Rocky e Tyler, The Creator têm cunho importante – mas vão-se diluindo no encontro da sua identidade.

 


 

[PRODÍGIO]

Álbum novo na mala e muito para mostrar ao público que se apresentará no Cinema S. Jorge. O rapper que nasceu em Angola e se fez homem na Linha de Sintra é uma das caras que se tem destacado na crew de NGA. Depois de várias mixtapes, Osvaldo Moniz consolidou a sua presença com o registo Prodígios e alia as suas visões pessoais à experiência que as viagens em tour com a Força Suprema lhe proporcionaram. A escrever rimas desde os 12 anos, o rapper da LS vem ao S. Jorge demonstrar o seu amadurecimento.

 


 

[PROFJAM]

ProfJam é uma das caras mais faladas da nova escola. A sua presença na Liga Knockout deu-lhe notoriedade entre o público, “Mambo nº1” – faixa-bomba com Mike El Nite -, colocou-o na boca do universo hip hop português e The Big Banger Theory foi a prova que estamos perante um MC que tem as qualidades necessária para se destacar: flows diversificados, conteúdo e capacidade de se recriar.

 


 

[SLOW J]

O aparecimento de Slow J tem honras de entrar na categoria dos melhores dos últimos anos e é notável a capacidade do rapper/produtor/cantor de se desdobrar nas mil funções que exerce no seu EP de estreia, The Free Food Tape.

O músico de Setúbal estudou Engenharia do Som em Londres e é nos pormenores que reparamos que ele tem um domínio crucial de todas ferramentas. A sua presença ao vivo enquanto Slow J é quase nula – tem um concerto há alguns meses em Telheiras – e a oportunidade de ver ao vivo um dos artistas mais entusiasmantes do hip hop português é um dos aperitivos mais desejados da noite. Além disso, vai estrear o primeiro vídeo do EP no S. Jorge.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team