TUGALIFE lança primeiro projecto com etiqueta 1980

KIDS assinala a estreia oficial de TUGALIFE na editora que co-fundou com Nave Mãe, a 1980. O produtor português, sedeado em Londres, já havia participado em Lyfers Vol. 1, a compilação de apresentação da etiqueta 1980 que editou também o trabalho de José Acid, 10000 Anos Depois da Rave, mas surge agora com um primeiro trabalho a solo de 11 faixas de inspiração breakbeat electrónico que foi lançado ontem no Bandcamp da label em formato digital e cassete (limitado a 100 cópias).

“A sua estreia discográfica acontece com KIDS, uma mixtape em formato cassete editada pela 1980, selo que funda em parceria com Nave Mãe”, lê-se na press release disponibilizada pela 1980 no mês passado, por altura da divulgação de um preview da faixa “14” de KIDS em exclusivo no Rimas e Batidas. “Em KIDS, TUGALIFE convida-nos a conhecer o seu dia-a-dia através de batidas, contando histórias da sua vida que inclui pequenos-almoços ingleses, idas a lojas de caridade e viagens à Cornualha. Inspirado porsamples de VHS e sessões de diggin’ em caves escuras e poeirentas, TUGALIFE articula elementos vocais com melodias etéreas embrenhadas num ritmo lento e contundente, tudo isto com o cheiro nostálgico da fita de cassete e o estalido do vinil. KIDS é um disco cheio de personalidade, simultaneamente directo e inocente, que nos remete para lugares onde sempre quisemos estar.”

TUGALIFE é um produtor português residente em Brixton Hill, meandros sul de Londres, zona onde coabita uma boa fatia das comunidades jamaicanas e africanas residentes na capital britânica. Convivendo diariamente com esta população, as referências provenientes destas culturas sonoras tropicais e caribenhas tornaram-se evidentes nos traços sónicos deste português. “TUGALIFE é um produtor português residente em Londres com raízes na cultura soundsystem. Dá os primeiros passos nas cabines do underground português, mudando-se depois para terras de Sua Majestade onde partilha palcos com heróis locais nos lendários clubes do Sul de Londres”.

Em declarações exclusivas ao Rimas e Batidas, em Agosto, Nave Mãe esclareceu ainda que a edição em cassete é uma mistura contínua, com os temas a serem separados por diálogos que ajudam a conferir espessura narrativa às produções de TUGALIFE.

Abaixo está um vídeo-medley de KIDS bem como o projecto para escuta (e aquisição) via Bandcamp.

 

 

KIDS está disponível no Bandcamp da 1980 em formato cassete e digital. Sigam as produções de TUGALIFE no SoundCloud.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team