O Spotify divulgou uma série de curiosidades sobre o consumo de música dos portugueses ao longo do ano de 2023. Uma das mais surpreendentes é que o álbum com mais de 20 anos que mais foi ouvido na plataforma ao longo do ano que passou foi The Eminem Show, disco editado por Eminem em 2002.
O serviço de streaming destaca ainda o português Van Zee como o principal artista emergente ao longo de 2023, tendo acabado o ano no Top 50 do Wrapped 2023 e no Top 20 dos músicos nacionais mais escutados pelos portugueses.
Aparentemente, o último ano revelou-se também forte nos crossovers entre artistas pop femininas e artistas masculinos urbanos. O grande tema que representa essa tendência, e que foi uma das músicas mais ouvidas do ano, foi “Como Tu”, que juntou Ivandro e Bárbara Bandeira, e que já tinha saído em 2022.
Já sabíamos que Taylor Swift havia liderado a lista dos músicos mais ouvidos em Portugal, mas descobrimos agora que a artista norte-americana apenas liderou na faixa etária dos 13 aos 34 anos. No público dos 35 aos 44 anos, foram os Calema os mais ouvidos. No caso dos 45 aos 54 anos, The Weeknd foi o vencedor. E os utilizadores do Spotify com mais de 55 anos ouviram sobretudo os Coldplay.
Em termos de dispositivos, Taylor Swift lidera na música escutada em computadores, telemóveis, colunas, tablets e televisões. Porém, nos carros, os artistas mais ouvidos são os Coldplay.
O Spotify revela também que sexta-feira é o dia em que, em média, os portugueses mais ouviram música ao longo do ano passado. E outro dado curioso é que, aparentemente, a hora em que mais gente ouve música são as três da manhã.
Embora a música pop seja o género musical mais escutado por cá, parece que um dos géneros musicais nacionais mais ouvidos no estrangeiro é o hip hop tuga, a par da pop nacional e do fado. O produtor de música electrónica Drenchill voltou a ser o artista nacional com mais plays registados fora de portas.