Talib Kweli e 9th Wonder são já duas figuras incontornáveis do hip hop americano. O primeiro, MC de Nova Iorque, tem no seu currículo Eardrum e militou em duos com Mos Def e Hi-Tek. Já o produtor da Carolina do Norte é um dos mais admirados beatmakers da cultura hip hop, onde alem das beat tapes que lançou a solo tem já uma lista invejável de faixas produzidas por ele para os mais variados artistas. Jay-Z, Little Brother, Sean Price ou Destiny’s Child são alguns deles.
O ano de 2015 ficou marcado na carreira destes dois artistas com o lançamento de Indie 500, uma compilação que serve para juntar vários dos protegidos de Talib e 9th Wonder provenientes das suas respectivas labels – Javotti Media e It’s A Wonderful World Music Group – e colocá-los a um nível de exigência mais elevado, especialmente os mais recém-chegados.
O tema escolhido para segundo single, “These Waters”, não conta com a participação de nenhum dos curadores desta compilação, sendo esta uma das três faixas que Talib Kweli não assina, enquanto que o produtor é responsável por apenas quatro dos instrumentais das 13 faixas do alinhamento. O protagonismo é entregue a K’Valentine, Chris Rob, NIKO IS, Jessica Care Moore e Nottz na produção, numa compilação de imagens recolhidas durante um dos concertos de Kweli em Chicago.