pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Eduardo Gonçalves
Publicado a: 20/02/2024

Uma das vozes mais urgentes do panorama nacional no festival madeirense.

Summer Opening confirma EU.CLIDES para a sua edição deste ano

Texto: ReB Team
Fotografia: Eduardo Gonçalves
Publicado a: 20/02/2024

A 10ª edição do Summer Opening vai contar com a presença de EU.CLIDES, cujo concerto no Funchal, Madeira, está marcado para o dia 12 de Julho.

Se há coisa boa que a pandemia nos trouxe foi a música de Euclides Gomes. O artista português de ascendência cabo-verdiana, que tem vivido em Paris, formou equipa com TOTA (compositor) e Pedro da Linha (produtor) para criar uma das obras mais sólidas de que a lusofonia tem memória face aos últimos anos da sua história. E ainda só vai no início.

Após os primeiros três singles em 2020 — “Terra Mãe”, “Ira Para Quê?” e “Tempo Torto” —, a voz de EU.CLIDES ascendeu ao grande palco do Festival da Canção no ano seguinte com “Volte-Face”, tendo não muito depois ficado também registada num EP de estreia, Reservado, onde o swing insular de temas como “Tubarão-Azul” se mistura com a electrónica global de “Morto-Vivo”, aqui com a ajuda de Branko.



Em 2022, o artista ajudou ainda a prestar uma homenagem ao herói da canção portuguesa Sérgio Godinho, contracenando com Chong Kwong, Eva Rapdiva e DJ Ride no tema “Lisboa Que Amanhece”, que integrou a compilação SG Gigante. Seguiu-se “Venham Mais 7”, uma das suas criações mais populares até à data, que em 2023 viria a fazer parte de DECLIVE, o urgente álbum de apresentação de um dos talentos mais cintilantes desta nossa plural e vibrante praça. No arranque deste mês, o disco foi apresentado em nome próprio perante as salas lotadas do Teatro Tivoli BBVA (Lisboa) e da Casa da Música (Porto), tendo mais recentemente passado pelo Teatro das Figuras (Faro) no passado dia 17.

Sobre DECLIVE, que figurou entre a lista de trabalhos nacionais mais aplaudidos pela equipa do Rimas e Batidas em 2023, Miguel Rocha escreveu:

“Forte no comentário social, nas melodias, e na forma como deambula entre o hip hop, o R&B, a pop, e guitarrinhas indie sem se deixar prender a nenhum género, DECLIVE não é só um dos grandes discos do ano, como é o disco que confirma o seguinte: à sua maneira, EU.CLIDES já se transformou no melhor escritor de canções a surgir no panorama nacional desde que a ‘Nova Lisboa’ começou a ser erguida pelos seus principais intervenientes.”

Uma oportunidade a não perder este ano no Summer Opening, a de testemunhar um dos mais entusiasmantes músicos da nova geração da música portuguesa. O festival madeirense regressa ao Parque de Santa Catarina nos dias 12, 13, 19 e 20 de Julho, tendo já confirmadas as presenças de Da Weasel, Ivandro, Julinho KSD, Veigh ou Van Zee no seu cartaz. Os bilhetes estão à venda através deste link.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos