[FOTO] Sebastião Santana
Stormzy foi confirmado como o primeiro cabeça de cartaz na edição de 2019 do Glastonbury Festival. No dia 28 de Junho, o grime, encarnado pelo rapper britânico, sobe ao prestigiado Pyramid Stage.
Gang Signs & Prayer continua a alavancar Stormzy para as posições cimeiras do hip hop do Reino Unido. Depois do sucesso que obteve com “Shut Up” — originalmente captado ao ar livre, num parque em Londres, em 2015 — o MC traçou um percurso de sonho apenas ao alcance dos MCs mais ágeis com a caneta na mão. 2017 foi o ano em que pudemos escutar o resultado da sua primeira estadia “a sério” num estúdio, com GS&P a confirmar todo o potencial nele depositado na era dos vídeos caseiros. O álbum de estreia valeu-lhe galardões atribuídos em cerimónias emblemáticas como são as BBC Music Awards, BET Awards ou Brit Awards.
Desta vez, o novo feito vai ser registado no palco: Stormzy vai tornar-se no primeiro artista de sempre da esfera do grime a subir ao mundialmente famoso Pyramid Stage, onde têm sido raras as aparições de nomes ligados ao universo do hip hop — Kanye West, Gorillaz e Jay-Z foram os únicos a consegui-lo, todos eles durante a última década. A prestação no Glastonbury está marcada para 28 de Junho e será a mais importante na ainda curta carreira do rapper, que recentemente assinou a edição do primeiro livro Rise Up: The #Merky Story So Far.
A notícia surgiu através dos habituais posters Glastonbury Free Press, que foram avistados na zona comercial de Oxfam. Emily Eavis, uma das responsáveis pelo festival, comentou o regresso de Stormzy no website do certame de Somerset, depois de ter marcado presença nos palcos secundários por dois anos consecutivos, em 2016 e 2017: “Ele é um dos artistas britânicos mais entusiasmantes a surgir nos últimos anos e, depois de o termos visto tocar em 2017, soubemos que era altura de o trazer de volta para encabeçar o Pyramid Stage.”
Stormzy é, para já, a única revelação do cartaz do Glastonbury’19, com várias publicações do Reino Unido a apontar para Childish Gambino, Kendrick Lamar, Liam Gallagher, Paul McCartney, Madonna ou Bruce Springsteen como potenciais headliners nos restantes dias.
Em 2018, o artista britânico estreou-se em Portugal numa actuação no Super Bock Super Rock.